Iniciada inscrição do Pronatec

Iwwa Agência
Publicado 02/04/2013 02:04:23

Nesta terça-feira (02/04) foi aberto o processo de inscrição para cerca de mil vagas dos 25 novos cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). No primeiro dia da iniciativa foi registrado uma grande procura por parte da população, especialmente das pessoas cadastradas no CadÚnico.

Realizadas no auditório da Casa do Trabalho, as pré-matrículas para os cursos podem ser feitas até sexta-feira (05/04), das 8h às 17h, ou enquanto durarem as vagas. Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e o número do PIS (Programa de Integração Social) ou do NIS (Número de Identificação Social). 

Após a inscrição, os candidatos devem efetivar a matrícula. Para isso, eles devem se dirigir ao posto da instituição de ensino que irá ministrar o curso escolhido.

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, a novidade deste ano fica por conta da redução da idade para a inscrição no programa, que diminuiu de 18 para 16 anos. “As pessoas entre 16 e 17 anos podem se inscrever para os cursos de auxiliar administrativo e recepcionista, os demais cursos oferecidos são destinados apenas para maiores de 18 anos”, informou o titular da pasta, ao explicar que as inscrições são realizadas por ordem de chegada e o atendimento prioriza gestantes e pessoas com necessidades especiais.   

A candidata Cleciane Pereira, 21 anos, foi uma das pessoas que compareceram na manhã desta terça-feira (02/04), no auditório da Casa do Trabalho. Ela concluiu o segundo grau em 2009 e, desde então, busca uma oportunidade de emprego. Inscrita para o curso de auxiliar de Recursos Humanos, ela espera se aperfeiçoar profissionalmente e entrar no concorrido mercado de trabalho.

A busca por uma nova oportunidade de emprego também faz parte da realidade de Paulo Ricardo Guimarães, 40 anos, que trabalhou por três anos na área industrial. “Espero que o curso seja um facilitador na busca pelo emprego”, disse o candidato ao curso de Caldeireiro. 

CURSOS

Na etapa atual, os cursos do Pronatec são oferecidos pela Prefeitura, através da Secin, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SENAC (Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial) e o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), campus de Camaçari. As aulas acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, e serão iniciadas em datas distintas.

Ao todo, a unidade do Senai oferece 400 vagas para os cursos de pedreiro de alvenaria, encanador instalador predial, operador de empilhadeira, caldeireiro, mecânico de transmissão manual automotiva, montador de veículos automotores, mecânico de sistema de freios, suspensão e direção de veículos leves, eletricista de automóveis e eletricista instalador predial.

O Senac disponibiliza 380 vagas para os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira em meios de hospedagem, copeiro, operador de caixa, manicure e pedicure, recepcionista e vendedor.

Já o IFBA oferece 250 vagas para os cursos de instalador e reparador de linhas de telecomunicação, cuidador de idoso, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, assistente de produção cultural, eletricista instalador predial de baixa tensão e recepcionista em meios de hospedagem.

A aula inaugural do Senac será no dia 11 de abril, às 14h, no auditório da Casa do Trabalho, ocasião que precede o início efetivo das aulas, marcado para 15 de abril.

As aulas do Senai e IFBA serão iniciadas nos dias 13 e 15 de maio, respectivamente.  

 

Slideshow | 4 fotos

Iniciada inscrição do Pronatec

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.