Iniciada a terraplanagem da fábrica

Iwwa Agência
Publicado 08/05/2013 05:05:01

O prefeito Ademar Delgado acompanhou nesta quarta-feira (08/05) o início dos trabalhos de terraplanagem da unidade da JAC Motors em Camaçari, fase que antecede as obras de construção da fábrica. A expectativa é de que a empresa gere aproximadamente 13.500 empregos e produza 100 mil veículos por ano.

Na ocasião, o prefeito Ademar Delgado destacou os principais benefícios obtidos para o Município com a instalação da fábrica, a exemplo da contratação de duas empresas locais para a execução do serviço de terraplanagem e da geração de empregos. “A partir das informações fornecidas pela empresa, sobre o perfil de profissionais necessários, vamos intensificar ainda mais a qualificação da mão de obra local”, afirmou.

Segundo o gestor municipal, a capacitação dos moradores da cidade já foi iniciada com os cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e  futuramente com a oferta dos cursos da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Para o superintendente geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Mauro Pereira, a chegada da montadora Jac Motors vem consolidar a indústria automobilística no Estado, além de completar a cadeia industrial, ampliar a diversificação e criar condições para um crescimento sustentável, “proporcionando mais riqueza para todos”, destacou.

Paralelo aos trabalhos de terraplanagem, a empresa realiza o resgate da fauna e flora da área, como determina as condicionantes da licença ambiental para a execução dos serviços. A ação, realizada por biólogos e veterinários, inclui a coleta dos animais e exemplares da flora que devem ser transferidos para outras áreas do Município e aproveitados no paisagismo da empresa.

Localizado no quilômetro 4,5 da BA-530, conhecida como estrada da Cetrel, o terreno da empresa tem extensão de 6 milhões de metros quadrados. Além da fábrica, o espaço irá abrigar pistas de testes e infraestrutura completa para o desenvolvimento dos carros, além de um Centro de Distribuição e de um Centro de Tecnologia e Estilo.

A empresa ainda vai construir uma escola de ensino fundamental que atenderá, em tempo integral, alunos de baixa renda residentes no Município.

PRESENÇAS

Acompanharam também o início dos trabalhos de terraplanagem os secretários do Governo, Sergio Paiva, do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, de Relações Institucionais, Anderson Santos, além dos vereadores Marcelino Filho (PT), Wilton de Ferrinho (PRTB), Jair Costa (PRB) e Dilson Magalhães (PSC).

 

Slideshow | 5 fotos

Iniciada a terraplanagem da fábrica

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.