Iniciada a obra que ligará o Pólo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu

Iwwa Agência
Publicado 24/11/2010 12:11:54

Começa a obra mais esperada para a população de Camaçari, a construção do anel ferroviário, que ligará o Pólo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu. No momento, equipes realizam o levantamento topográfico (marcação do terreno) da área que irá sofrer intervenções. A expectativa é de que até o final da semana esta etapa esteja concluída.

O anel ferroviário possui 17,8 quilômetros de extensão e representa investimento de R$ 140 milhões. A previsão é de que o projeto seja concluído no prazo de um ano e meio.

Na seqüência será realizado o desmatamento da área verde, já liberado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para entrar em uma nova fase da obra, com a utilização de maquinário, que deve começar em mais 20 dias.

O canteiro da obra, localizado na rua das Transportadoras no Pólo Industrial, também está sendo preparado. O local contará com escritórios administrativos e de engenharia, oficina, carpintaria, central de armação, usina de concreto e refeitório. O local deve ficar pronto em um mês.

BENEFÍCIOS

Entre os principais benefícios da construção do anel ferroviário está a retirada da linha férrea do centro da cidade, antiga reivindicação da população e compromisso do atual governo. A medida trará um grande impacto na vida dos moradores, uma vez que aumentará a segurança no trânsito e reduzirá o risco de acidentes com produtos químicos na cidade.

Outro benefício é a redução da distância entre o Pólo Industrial e o Porto de Aratu, que passará de 52 quilômetros para 36,4 quilômetros, uma redução de 15,6 quilômetros.

Além da redução do percurso, o traçado da nova variante ferroviária vai diminuir o custo operacional e dobrar a velocidade do trem de 30 km/h para 60 km/h, possibilitando a diminuição do tempo de viagem, hoje de 1h7min, para 19 minutos apenas.

Foto: Agnaldo Silva

Anel ferroviário deve ser concluído em um ano e meio -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.