Idealizado pelo prefeito Ademar Delgado, o projeto de Iniciação Musical garante diversas benfeitorias aos moradores de Camaçari. Um bom exemplo é o aluno do 1º ano do ensino médio, João Brendo Araújo Souza, de 16 anos. Ele, que mora na rua Guajirus, em Monte Gordo, é integrante da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari e estuda violino no Conservatório de Música da Cidade do Saber.
O estudante disse que o dia a dia dele é muito corrido. Ele acorda cedo para assistir as aulas no Colégio Estadual de Monte Gordo e quatro dias da semana vai à Cidade do Saber, à tarde, onde participar dos ensaios da orquestra.
Ele conta que a música mudou a vida dele. “O que estou aprendendo nos ensaios é muito bom, antes não sabia nada de música e hoje só tenho a agradecer pelos ensinamentos que estou adquirindo”, declarou o musicista, que sonha com o sucesso.
O maestro da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, Bira Marques, destaca que o jovem músico já atua como um profissional. Segundo ele, a turma apresenta vários avanços e conta com integrantes de nível intermediário, entre o amador e o profissional. “Hoje, temos uma procura muito grande de jovens que querem participar da orquestra. Ver o interesse da população é muito gratificante”, destacou.
O Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari é viabilizado pela Seduc (Secretaria de Educação) e tem a finalidade dar oportunidade a um aprofundamento nos estudos da música aos educandos atendidos pelo projeto de Iniciação Musical da Seduc, gerido pela Cidade do Saber.