Em breve, a localidade de Cordoaria, zona rural do Município, receberá titularização como Quilombo. Os trabalhos para a obtenção da escritura da terra emitida pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tiveram início nesta segunda-feira (23/01).
No próximo dia 12, às 9h, acontece assembléia dos quilombolas para oficializar o início do trabalho de territorialização e demarcação da terra. O encontro será realizado na Associação de Moradores da localidade.
As ações para a titularização começaram com o trabalho de antropologia, responsável por identificar a origem e história do povo residente em Cordoaria. Após isso, acontece estudo de agrimensura, que vai identificar os tipos de cultivos da localidade, visitas com engenheiros agrônomos e serviços de topografia.
No local, ainda serão realizadas audiências públicas sobre diversos aspectos de Cordoaria, que conta com cerca de 1.200 moradores. De acordo com o secretário de Cidadania e Inclusão (Secin), Carlos Silveira, o trabalho é complexo e deve durar seis meses, pois é preciso mapear os limites da terra, cultura e perfil dos moradores.
Com a titularização de Quilombo, os moradores de Cordoaria terão a garantia e posse do terreno, além de serem beneficiados com políticas públicas do governo federal voltadas para as comunidades quilombolas. Cordoaria já possui título de reconhecimento como comunidade quilombola, expedido pela Fundação Palmares.
A Secin, através da Coordenação da Promoção da Igualdade Racial, oferece todo o apoio logístico do trabalho e foi responsável pela contratação do antropólogo.