Incra inicia regularização fundiária

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2012 03:03:00

Na terça-feira (03/04), tem início o processo de regularização fundiária da comunidade quilombola de Cordoaria, zona rural de Camaçari.  Realizada pelo INCRA, com apoio da Prefeitura, a reunião acontece às 18h, na Associação Senhora de Santana de Cordoaria.

Na ocasião, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) irá apresentar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) realizado na comunidade, que dá inicio ao processo de reconhecimento como Quilombo.

Além disso, a Prefeitura irá expor os projetos a serem desenvolvidos durante o processo de territorialização de Cordoaria. O Quilombo Digital vai disponibilizar sinal de internet gratuito e a Escola Quilombola reestruturará a escola municipal a partir da valorização da identidade cultural, saberes e histórias da comunidade.   

O Quilombo Solidário visa consolidar Cordoaria como grande espaço de inclusão e afirmação da herança cultural africana. Já a feira quilombola de Cordoaria, em processo para ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Camaçari, será requalificada.

Para o secretário de Cidadania e Inclusão do Município, Carlos Silveira, o reconhecimento como quilombo é a reafirmação do povo negro de Cordoaria. A iniciativa vai permitir que os moradores sejam beneficiados com políticas públicas do governo federal, voltadas para as comunidades quilombolas.

O encontro de terça-feira contará com representantes do Incra, da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, e das secretarias da Educação, Cidadania e Inclusão, Cultura e Relações Institucionais de Camaçari.

Com cerca de 1.200 moradores, Cordoaria possui título de reconhecimento como comunidade quilombola, expedido pela Fundação Palmares. A titularização como Quilombo vai permitir que os moradores tenham a garantia e posse do terreno.

Foto: Carol Garcia

Cordoaria deve ser reconhecida como Quilombo -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.