Incra inicia regularização fundiária

Iwwa Agência
Publicado 30/03/2012 03:03:00

Na terça-feira (03/04), tem início o processo de regularização fundiária da comunidade quilombola de Cordoaria, zona rural de Camaçari.  Realizada pelo INCRA, com apoio da Prefeitura, a reunião acontece às 18h, na Associação Senhora de Santana de Cordoaria.

Na ocasião, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) irá apresentar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) realizado na comunidade, que dá inicio ao processo de reconhecimento como Quilombo.

Além disso, a Prefeitura irá expor os projetos a serem desenvolvidos durante o processo de territorialização de Cordoaria. O Quilombo Digital vai disponibilizar sinal de internet gratuito e a Escola Quilombola reestruturará a escola municipal a partir da valorização da identidade cultural, saberes e histórias da comunidade.   

O Quilombo Solidário visa consolidar Cordoaria como grande espaço de inclusão e afirmação da herança cultural africana. Já a feira quilombola de Cordoaria, em processo para ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Camaçari, será requalificada.

Para o secretário de Cidadania e Inclusão do Município, Carlos Silveira, o reconhecimento como quilombo é a reafirmação do povo negro de Cordoaria. A iniciativa vai permitir que os moradores sejam beneficiados com políticas públicas do governo federal, voltadas para as comunidades quilombolas.

O encontro de terça-feira contará com representantes do Incra, da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, e das secretarias da Educação, Cidadania e Inclusão, Cultura e Relações Institucionais de Camaçari.

Com cerca de 1.200 moradores, Cordoaria possui título de reconhecimento como comunidade quilombola, expedido pela Fundação Palmares. A titularização como Quilombo vai permitir que os moradores tenham a garantia e posse do terreno.

Foto: Carol Garcia

Cordoaria deve ser reconhecida como Quilombo -

Mais Notícias

Catadores de recicláveis são cadastrados para o Festival de Arembepe

Catadores de recicláveis são cadastrados para o Festival de Arembepe

Profissionais da Secult participam de formação em Primeiros Socorros

Profissionais da Secult participam de formação em Primeiros Socorros

Sesp divulga números provisórios devido falha na rede de telefonia fixa

Sesp divulga números provisórios devido falha na rede de telefonia ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us