Com o objetivo de mediar conflitos da comunidade e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedes (Secretaria do desenvolvimento Social), inaugurou, nesta quarta-feira (09/05), no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Nova Vitória, o Núcleo de Mediação e Cidadania.
Com a iniciativa, os moradores do bairro Nova Vitória terão de forma gratuita orientação sobre direitos, contratos de aluguel, compra e venda e prestação de serviços. O núcleo ainda atenderá os casos envolvendo conflitos familiares, desentendimento entre vizinhos, relações de consumo, separação e divisão de bens em uniões sem casamentos formais.
“A intenção da Sedes é implantar um Núcleo de Mediação e Cidadania em cada Cras do Município”, informou a coordenadora da Proteção Social Básica da Sedes, Lílian Moura ao lembrar que “a iniciativa vai ajudar a diminuir as demandas do judiciário”.
Juntamente com a inauguração, a equipe do Cras preparou uma festa especial para comemorar o Dia das Mães. A confraternização reuniu dezenas de mães da comunidade e contou com distribuição de brindes e lanches. Em seguida, a equipe do núcleo ministrou palestra sobre Direitos Humanos e divulgou o novo serviço à comunidade.
Para Ednalva Santos, moradora do bairro, a implantação do núcleo vai ajudar a população que não tem condições financeiras para pagar honorários de advogado. “Muitas vezes, os conflitos têm soluções e nem precisam ir ao âmbito judicial”, analisou.
Composta por uma equipe formada por um advogado, uma psicóloga e uma assistente social, o Núcleo de Mediação e Cidadania atenderá, além dos moradores da Nova Vitória, a população dos bairros de abrangência do Cras, como Novo Horizonte, Piaçaveira, Centro, Ponto Certo, 2 de Julho, Gleba A, Gleba B, Bomba, Alto da Cruz, Cristo Redentor, Fican, Gravatá, Mangueiral, Parque Florestal e Parque Satélite.
CONVÊNIO
O Núcleo de Mediação e Cidadania contará com o suporte da Juspopuli Escritório de Direitos Humanos. A ONG (organização não governamental) firmou convênio com a Sedes para prestar serviços de assessoria e consultoria do núcleo.
O atendimento será realizado todas as quartas-feiras, das 9h às 16h, no Cras de Nova Vitória e de forma itinerante nos demais Cras da sede e orla do Município.
CRAS / DIA DE ATENDIMENTO
Verde Horizonte – Terça- feira, das 9h às 16h
Buris Satuba – Segunda-feira, das 9h às 16h
Phoc II – Segunda e quarta-feira, das 14h às 16h30
Vila de Abrantes – Segunda-feira, das 9h às 16h
Monte Gordo – Atendimento acontece nos Cras de Barra do Pojuca ou Arembepe
Parafuso – Já funciona o Balcão de Justiça
Barra do Pojuca – Terça-feira, das 9h às 16h
Arembepe – Quarta-feira, das 9h às 16h