Inaugurada UPA da Gleba B

Iwwa Agência
Publicado 03/02/2012 03:02:43

Com o objetivo de ampliar a estrutura e a qualidade do serviço de saúde de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano inaugurou sexta-feira (03/02), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Gleba B. Totalmente reconstruída e ampliada, a unidade do tipo 1 vai funcionar em regime de plantão 24 horas e deve realizar 300 atendimentos de urgência e emergência por dia.

Garantir um melhor atendimento à população e oferecer um sistema de saúde de excelência é a proposta do governo municipal ao inaugurar a quinta UPA do Município. “Este é um momento importante. A inauguração desta unidade junto com o Hospital Geral completa o sistema de saúde de Camaçari”, destaca o prefeito Luiz Caetano.    

“Inaugurar uma unidade dessas significa salvar vidas”, enfatiza o secretário da Saúde, Vital Sampaio, que durante o evento anunciou os próximos equipamentos que serão entregues, como o anexo da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Pé de Areias e Pojuquinha, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Camaçari), as UBSs do Centro, Parque Verde I e II e a UPA do Gravatá.

O secretário Vital Sampaio também informou que, ainda este mês, será lançado o edital para contratar serviços de consulta de Média e Alta Complexidade.   

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, a inauguração da UPA da Gleba B demonstra a preocupação e o compromisso do governo municipal em atender os anseios da população. “O Ministério da Saúde determina uma UPA para cada 100 mil habitantes, nós temos cinco UPAs para 250 mil habitantes”, lembra.

De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, a UPA da Gleba B tem dois diferenciais. “A unidade é inaugurada com acolhimento de classificação de risco já implantado (com suporte tecnológico e de recursos humanos) e com um sistema de informação novo, chamado Siclos, que permite monitorar o atendimento e fazer o gerenciamento das urgências em tempo real”.    

A dona de casa Aline Correia levou o filho Ramon Alisson para receber o primeiro atendimento após a inauguração da UPA. Ela ficou satisfeita com as novas instalações da unidade, pois “traz comodidade e evita o deslocamento para emergências hospitalares”.  

A UPA da Gleba B conta com dois consultórios médicos, uma sala de drenagem, uma sala de acolhimento e classificação de risco, uma sala de nebulização e hidratação, uma sala de necrotério, um CME (Centro de Materiais Esterilizados), seis leitos de observação para adultos, sendo um para isolamento e três leitos de observação pediátrica. 

As obras estruturais ainda englobam a ampliação da farmácia e do almoxarifado, além da reformulação da central de gases. Cerca de 70 profissionais, entre médicos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, equipe de higienização e corpo administrativo, vão trabalhar na unidade, que começou o atendimento de imediato.

 PRESENÇAS

A cerimônia de inauguração foi acompanhada pelos secretários do Governo, Francisco Franco, da Administração, Camilo Pinto, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas e da Mulher, Aurenita Castillo.

O Legislativo foi representado pelos vereadores José Marcelino (PT), Téo Ribeiro (PT), Dílson Magalhães (PSC), Alfredo Andrade (PSB), Oto Maia (PSDB), Paulo Mendes (PT), Carmem Siqueira (PTB), Margarida Galvão (PT) e João de Araújo (PT).

Marcaram presença também os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Corôa (PT), o superintendente da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), Anderson Santos, os coordenadores da Defesa Civil, Maurício Bomfim, e do Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, Antônio de Pádua, a ouvidora municipal, Léa Prado, as diretoras da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Andrade, e do Hospital Geral de Camaçari, Dorilda Vasconcelos, além de lideranças políticas do Município.       

Slideshow | 16 fotos

Inaugurada UPA da Gleba B

Mais Notícias

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Limpeza de canais é realizada em Vila de Abrantes e Jardim Limoeiro

Limpeza de canais é realizada em Vila de Abrantes e Jardim Limoeiro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us