Inaugurada primeira escola de Educação Infantil

Iwwa Agência
Publicado 21/07/2011 04:07:36

Em clima de muita alegria e satisfação foi inaugurada, nesta quinta-feira (21/07), pelo prefeito Luiz Caetano, a Escola Municipal Emaús. A nova unidade educacional está localizada na Estrada Velha de Monte Gordo, zona rural de Camaçari, e representa muito para a população local, pois é a primeira escola de Educação Infantil da localidade.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que as melhorias na localidade não param por aí e que, em breve, vai abrir processo de licitação para a construção da praça de Monte Gordo, além de entregar à população um campo de futebol coberto e com vestiário, o mercado municipal totalmente reconstruído, além de ruas pavimentadas e diversos parques infantis para promover a socialização entre as crianças.

Segundo Caetano, a meta da atual gestão é zerar a questão do analfabetismo em Camaçari em crianças e em adultos. Ele lembrou ainda que educação de qualidade se faz promovendo a cidadania e, sobretudo, com incentivos a arte e a cultura. “Cada vez que inauguro uma escola, fico alimentado de energia para dar continuidade ao meu trabalho como gestor municipal”, concluiu.

O secretário da Educação (Seduc) de Camaçari, Luiz Valter de Lima, informou que, somente neste ano, 44 novas salas de aula foram construídas nas escolas municipais e que todas as unidades escolares passaram por ampliação. Ele ressaltou que a construção da escola Emaús faz parte do processo de transformação pelo qual o Município atravessa. 

A nova unidade escolar é fruto de uma parceria entre a Seduc e a Igreja Católica, através da Fundação Emaús, estabelecida em Monte Gordo desde 2004 realizando trabalhos sócio-educativos.  Para o padre Luigi Carrescia, responsável pela Fundação e idealizador do projeto. “Parcerias como essas contribuem para viabilizar ainda mais o acesso ao conhecimento”, salientou.

De acordo com Celita Silva, 27 anos, mãe da aluna Crislane Trindade, 4 anos, com a filha freqüentando a escola ela vai poder trabalhar e contribuir com o aumento da renda da família. “Estou muito feliz com a inauguração desta escola, pois não tenho condições de pagar pelo ensino particular” salientou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PT do B), agradeceu ao prefeito Luiz Caetano pela atenção dada à população de Monte Gordo. “Investimentos como esses significam muito e transformam Camaçari em uma cidade ainda melhor”, ressaltou.

A inauguração da Escola Municipal Emaús foi marcada pela apresentação do Coral Infantil da escola Emaús e por uma homenagem ao prefeito, realizada pelo professor de Filosofia, Cisenando Góes, com a execução da música Amigo, de Roberto e Erasmo Carlos, além de um saboroso café da manhã.

Com a Escola Municipal Emaús, Monte Gordo passa a ter sete instituições públicas de ensino. A população já é atendida pelas escolas Marcelina Bispo da Silva, São Salvador, Boa Esperança, Aloísio de Oliveira, Amélia Rodrigues e Santo Antônio do Jordão.

A nova unidade escolar tem capacidade para atender até 165 alunos, mas inicia as atividades atendendo 100 crianças nos turnos matutino e vespertino. A intenção da Seduc é de que posteriormente o atendimento seja realizado em tempo integral.

ESTRUTURA

A Escola Emaús está instalada em um terreno de 1.600 metros quadrados e conta com quatro salas de aula, secretaria, diretoria, depósito de material de limpeza, sala de professores, cozinha, despensa, sete sanitários, feminino, masculino e para portadores de deficiência, arquivo, depósito, pátio coberto, refeitório, sala de reunião, parque infantil, e área hidropônica para horta. Há ainda uma área reservada para abrigar, posteriormente, uma quadra coberta.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na inauguração, os secretários do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas, da Mulher, Aurenita Castillo, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes. Do Poder Legislativo participaram os vereadores Bispo Jair (PRB) e Téo Ribeiro (PT).

Também estiveram presentes, a diretora da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Andrade Chagas, a coordenadora de ensino da orla, Kadja Grimaldi, o coordenador do Pólo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Camaçari, Márcio Neves, a coordenadora do programa Bolsa para Educação, Míriam Bitencourt, o coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bomfim, a coordenadoria do Ensino Superior, Patrícia Oliveira, o coordenador da Orla da Área de Arembepe, Fábio Lima, além dos representantes das associações de moradores locais.

Slideshow | 5 fotos

Inaugurada primeira escola de Educação Infantil

Mais Notícias

Encerra dia 30/9 o prazo de renovação de alvará para mototaxistas

Encerra dia 30/9 o prazo de renovação de alvará para mototaxistas

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduais em Camaçari

Elinaldo participa de cerimônia de entrega de duas escolas estaduai...

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.