Inauguração do Unica marca momento histórico na cultura de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 29/06/2011 10:06:44

Um mundo de descoberta através do conhecimento científico e tecnológico foi aberto para a população de Camaçari com a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia Unica (Universo da Criança e do Adolescente).

A iniciativa concretizada pela Prefeitura, com apoio da empresa Braskem, se torna um marco na história da cultura do Município e da Bahia, bem como a recém-criada Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari.

A cerimônia que aconteceu na noite desta quarta-feira (29/06), na Cidade do Saber, um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, local onde o Unica está instalado, contou com a presença do prefeito Luiz Caetano que salientou a importância do Museu para a comunidade estudantil. “Estamos hoje realizando mais um sonho, com a criação desta grandiosa ferramenta de consolidação do momento de transformação pelo qual passa a educação municipal”, ressaltou.

Ainda de acordo com o gestor, o Unica agrega valor no aprendizado e na cultura das pessoas que vivem em Camaçari. “Cada porta que se abre para a ciência, tecnologia, arte, informação e educação é uma oportunidade para ampliar o conhecimento”, refletiu.

A diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Luiz Caetano e ao apoio da Braskem. “Graças à parceria público-privada, o povo de Camaçari, mais uma vez, é presenteado com um equipamento público que objetiva a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”.

Ana Lúcia completou anunciando que está em fase de estudo, um projeto em parceria com a Lego que visa ao desenvolvimento de produções científicas, no espaço do Museu, para estudantes da rede pública do Município.

De acordo com o gerente de relações institucionais da Braskem, Amaury, Pekelman, a empresa se sente orgulhosa em dar suporte a uma iniciativa como o Unica, além de outras criadas pela Cidade do Saber. “Temos a esperança de que os jovens despertem para o uso da ciência e da tecnologia, sobretudo, no futuro”, afirmou.

Para o diretor geral do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) Campus Camaçari, Affonso Alves, o museu “desperta na criança e no jovem, de forma lúdica, o interesse pelo mundo científico e tecnológico”.

O diretor da instituição, considerada uma das maiores e mais bem estruturadas do estado, e que atualmente atende a 480 estudantes em Camaçari nos cursos de eletrotécnica e informática, com enfoque em desenvolvimento de sistema, anunciou que até 2012 o IFBA vai oferecer dois novos cursos, os de manutenção e rede de computadores, e de licenciatura em matemática.

Estiveram presentes no evento os secretários municipais da Habitação, Djalma Machado, da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes.

Compareceram também os vereadores Paulinho do Som (PT), Oto Maia (PSDB), Maria do Carmo Siqueira (PTB), José Marcelino (PT) e Margarida Galvão (PT).

Ainda marcaram presença o subsecretário de Governo, Ivanildo Antônio, a subsecretária da Educação, Graça Guimarães, o vice-presidente do diretório municipal do PT, Adelmo Borges, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Celso Luiz Borges de Oliveira, os presidentes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari e da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Pedro Fayla e Luciano Sacramento, respectivamente, os superintendentes geral e de comunicação do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Érico Oliveira e Mauro Pereira, além da representante da Famec (Faculdade Metropolitana de Camaçari), Nira Freire, de variados órgãos públicos, líderes políticos, comunitários, religiosos e empresários do Município.

O MUSEU

Antes mesmo da inauguração oficial, o Unica havia iniciado as visitações em caráter experimental. Desde fevereiro, o Museu recebeu aproximadamente 1.700 estudantes, a maioria da rede pública municipal de ensino, além de alunos de escolas particulares de Camaçari. Até mesmo estudantes de escolas de Salvador, a exemplo do Marista, Salesiano e Bom Pastor, já prestigiaram o espaço.

Em uma área de 300 metros quadrados e com auxílio de uma equipe de monitores que instigam os visitantes com questionamentos e interatividade, no Única podem ser encontrados 40 experimentos divididos entre os setores de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas mecânicas e energia, 50 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio e mais 50 quadros de ilusão de óptica.

Durante a inauguração, os convidados se divertiram e desfrutaram dos equipamentos, em especial do Girotec, que simula a ausência da gravidade, possibilitando ao visitante girar em todas as direções. “Foi uma experiência maravilhosa. Pensei até em me tornar uma astronauta”, brincou a atriz, moradora do bairro Buri Satuba, Dalva Pires, 46 anos.

 VISITAS

Com sucesso absoluto devido, inclusive, à divulgação através de peças publicitárias, o Unica está com a agenda lotada até o dia 15 de agosto. Cerca de 80% dos agendamentos estão voltados para visitações de escolas da rede pública de Camaçari que fazem parte do Programa de Iniciação Científica da Seduc (Secretaria da Educação).

Porém, o Museu pode ser visitado por qualquer pessoa, em grupo ou não, mediante agendamento prévio. As terças, quintas e sextas-feiras são reservadas para alunos da rede municipal de ensino e as segundas e quartas-feiras para os demais grupos. As visitas individuais podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, e das 16h às 17h.

A expectativa é de que até o final deste ano 7 mil pessoas tenham visitado o Única, entretanto, de acordo com a procura este número pode ser alcançado até outubro, disse a coordenadora do Museu, Jucilene Santos.

As marcações podem ser feitas através do telefone (71) 3644-1631, ramal 230. Os valores dos passaportes individuais são R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A entrada é gratuita para estudantes da rede pública municipal.

 

Slideshow | 4 fotos

Inauguração do Unica marca momento histórico na cultura de Camaçari

Mais Notícias

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Cinco ruas da sede recebem pavimentação asfáltica

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" chega à nova etapa

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.