Um mundo de descoberta através do conhecimento científico e tecnológico foi aberto para a população de Camaçari com a inauguração do Museu de Ciência e Tecnologia Unica (Universo da Criança e do Adolescente).
A iniciativa concretizada pela Prefeitura, com apoio da empresa Braskem, se torna um marco na história da cultura do Município e da Bahia, bem como a recém-criada Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari.
A cerimônia que aconteceu na noite desta quarta-feira (29/06), na Cidade do Saber, um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, local onde o Unica está instalado, contou com a presença do prefeito Luiz Caetano que salientou a importância do Museu para a comunidade estudantil. “Estamos hoje realizando mais um sonho, com a criação desta grandiosa ferramenta de consolidação do momento de transformação pelo qual passa a educação municipal”, ressaltou.
Ainda de acordo com o gestor, o Unica agrega valor no aprendizado e na cultura das pessoas que vivem em Camaçari. “Cada porta que se abre para a ciência, tecnologia, arte, informação e educação é uma oportunidade para ampliar o conhecimento”, refletiu.
A diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Luiz Caetano e ao apoio da Braskem. “Graças à parceria público-privada, o povo de Camaçari, mais uma vez, é presenteado com um equipamento público que objetiva a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”.
Ana Lúcia completou anunciando que está em fase de estudo, um projeto em parceria com a Lego que visa ao desenvolvimento de produções científicas, no espaço do Museu, para estudantes da rede pública do Município.
De acordo com o gerente de relações institucionais da Braskem, Amaury, Pekelman, a empresa se sente orgulhosa em dar suporte a uma iniciativa como o Unica, além de outras criadas pela Cidade do Saber. “Temos a esperança de que os jovens despertem para o uso da ciência e da tecnologia, sobretudo, no futuro”, afirmou.
Para o diretor geral do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) Campus Camaçari, Affonso Alves, o museu “desperta na criança e no jovem, de forma lúdica, o interesse pelo mundo científico e tecnológico”.
O diretor da instituição, considerada uma das maiores e mais bem estruturadas do estado, e que atualmente atende a 480 estudantes em Camaçari nos cursos de eletrotécnica e informática, com enfoque em desenvolvimento de sistema, anunciou que até 2012 o IFBA vai oferecer dois novos cursos, os de manutenção e rede de computadores, e de licenciatura em matemática.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais da Habitação, Djalma Machado, da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, e de Relações Institucionais, Ademar Lopes.
Compareceram também os vereadores Paulinho do Som (PT), Oto Maia (PSDB), Maria do Carmo Siqueira (PTB), José Marcelino (PT) e Margarida Galvão (PT).
Ainda marcaram presença o subsecretário de Governo, Ivanildo Antônio, a subsecretária da Educação, Graça Guimarães, o vice-presidente do diretório municipal do PT, Adelmo Borges, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Celso Luiz Borges de Oliveira, os presidentes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari e da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Pedro Fayla e Luciano Sacramento, respectivamente, os superintendentes geral e de comunicação do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Érico Oliveira e Mauro Pereira, além da representante da Famec (Faculdade Metropolitana de Camaçari), Nira Freire, de variados órgãos públicos, líderes políticos, comunitários, religiosos e empresários do Município.
O MUSEU
Antes mesmo da inauguração oficial, o Unica havia iniciado as visitações em caráter experimental. Desde fevereiro, o Museu recebeu aproximadamente 1.700 estudantes, a maioria da rede pública municipal de ensino, além de alunos de escolas particulares de Camaçari. Até mesmo estudantes de escolas de Salvador, a exemplo do Marista, Salesiano e Bom Pastor, já prestigiaram o espaço.
Em uma área de 300 metros quadrados e com auxílio de uma equipe de monitores que instigam os visitantes com questionamentos e interatividade, no Única podem ser encontrados 40 experimentos divididos entre os setores de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas mecânicas e energia, 50 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio e mais 50 quadros de ilusão de óptica.
Durante a inauguração, os convidados se divertiram e desfrutaram dos equipamentos, em especial do Girotec, que simula a ausência da gravidade, possibilitando ao visitante girar em todas as direções. “Foi uma experiência maravilhosa. Pensei até em me tornar uma astronauta”, brincou a atriz, moradora do bairro Buri Satuba, Dalva Pires, 46 anos.
VISITAS
Com sucesso absoluto devido, inclusive, à divulgação através de peças publicitárias, o Unica está com a agenda lotada até o dia 15 de agosto. Cerca de 80% dos agendamentos estão voltados para visitações de escolas da rede pública de Camaçari que fazem parte do Programa de Iniciação Científica da Seduc (Secretaria da Educação).
Porém, o Museu pode ser visitado por qualquer pessoa, em grupo ou não, mediante agendamento prévio. As terças, quintas e sextas-feiras são reservadas para alunos da rede municipal de ensino e as segundas e quartas-feiras para os demais grupos. As visitas individuais podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, e das 16h às 17h.
A expectativa é de que até o final deste ano 7 mil pessoas tenham visitado o Única, entretanto, de acordo com a procura este número pode ser alcançado até outubro, disse a coordenadora do Museu, Jucilene Santos.
As marcações podem ser feitas através do telefone (71) 3644-1631, ramal 230. Os valores dos passaportes individuais são R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A entrada é gratuita para estudantes da rede pública municipal.