Inauguração da Base Comunitária de Segurança deve acontecer em 90 dias

Iwwa Agência
Publicado 16/05/2012 12:05:46

Camaçari será a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Base Comunitária de Segurança (BCS). A unidade, mais um equipamento instalado no Município para fortalecer a segurança pública, será implantada na rua Campo Formoso, s/n, bairro Phoc II. A cerimônia de inauguração deve acontecer em 90 dias.

Na última segunda-feira (14/05), uma equipe de engenharia da SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública), comandada pelo coronel José Eliomar, esteve no local e aprovou o terreno disponibilizado pela Prefeitura para a implantação da Base Comunitária.

No momento, equipes de engenharia da SSP e da Seinfra (Secretaria Municipal da Infraestrutura) trabalham em conjunto no desenvolvimento do projeto.

Segundo o comandante do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Camaçari, coronel Demósthenes Pereira, primeiro o batalhão pacifica a área e depois a Base Comunitária entra em funcionamento. A BCS vai contar com 120 policiais militares e oito viaturas e será responsável pelo policiamento dos bairros Phoc I, II e  II mais a Gleba E.

Para o coronel Demósthenes Pereira, a iniciativa é de grande importância, pois vai concentrar o policiamento no local atendido e ajudar a desafogar as atividades do 12º BPM. Além disso, o comandante salienta que “é importante a divulgação da implantação da Base Comunitária de Segurança e o envolvimento de toda a sociedade no projeto.”

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, a base vai aumentar a sensação de segurança e melhorar as condições de vida da população com a implantação de projetos sociais. 

No local, a Prefeitura de Camaçari vai investir em projetos voltados para a criança e para o adolescente, que serão realizados em parceria com a BCS, assim como os já existentes, a exemplo do CRAS – Casa da Família, Protejo, Mulheres da Paz e o Balcão de Justiça e Cidadania.

Jailce Andrade ainda informou que o Município foi escolhido para receber uma BCS porque em 2007 aderiu ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e definiu a área dos Phoc I, II e III como Território de Paz. A partir disso, todos os programas federais e estaduais voltados para a segurança pública acontecem nesses bairros.   

O anúncio da implantação da Base Comunitária de Segurança em Camaçari aconteceu na semana passada. Em breve, os bairros de Itinga, em Lauro de Freitas, e Tancredo Neves, em Salvador, também receberão unidades da BCS. 

Até o momento, já foram implantadas Bases Comunitárias de Segurança nos bairros do Calabar, Fazenda Coutos e Nordeste de Amaralina, todos em Salvador. A iniciativa tem o objetivo de estimular a filosofia de policiamento comunitário e aproximar cada vez mais a comunidade da polícia.

Slideshow | 2 fotos

Inauguração da Base Comunitária de Segurança deve acontecer em 90 dias

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.