Importância de professor é ressaltada

Iwwa Agência
Publicado 28/01/2014 10:01:32

A pedagoga Maria Augusta Rossini crê que o papel do professor é de extrema importância e tem com missão ser o mediador entre o mundo real e ideal. “É o papel do docente interpretar este mundo para os alunos”, afirmou a também escritora, enquanto falava sobre o tema Educar para ser: a necessidade de ultrapassar o ensino acadêmico, em palestra direcionada aos profissionais da EJA (Educação de Jovens e Adultos), durante a Jornada Pedagógica, na noite de segunda-feira (27/01).

Para Maria Augusta Rossini, o educador é o gestor de informações e não pode apenas ensinar. “Os profissionais têm características fortes que influenciam os alunos. Eles devem estimular sempre a criatividade dos estudantes sendo professores proativos”.

Ela destacou que a organização da Jornada Pedagógica é a demonstração da organização dentro das salas de aula do Município. A pedagoga ainda ressaltou os quatro pilares da educação apontados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que são conviver, conhecer e fazer e as relações interpessoais e intrapessoais dentro das escolas.

Antes do início da palestra, o professor de música da Cidade do Saber e violinista da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, Edgard Ribeiro, executou um repertório de músicas nacionais e internacionais.

Maria Augusta Sanches Rossini é pedagoga, especialista em Administração Escolar em Ensino Fundamental e Ensino Médio, pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, professora de cursos de pós-graduação em Pedagogia e Psicopedagogia, palestrante de eventos educacionais e assessora pedagógica, além de diretora de uma escola em Londrina (PR). Com 63 anos, ela atua no Magistério há 45 anos.

Também é autora de cinco livros que falam da humanização do ambiente escolar e das relações entre educadores e educandos. São eles Alfabeto Corporal, Educar para SER, Pedagogia Afetiva, Limites com severa doçura, Educar es Creer en la Persona e Pedagogia Con Afecto, estes dois últimos publicados no México, na América Latina e na Espanha, respectivamente. Os exemplares foram vendidos durante a palestra.

O secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, prestigiou a palestra de Maria augusta Rossini, realizada no auditório da Cidade do Saber. As atividades da Jornada Pedagógica prosseguem nas escolas, nesta terça-feira (28/01), quando diretores, coordenadores e professores discutem o planejamento do ano letivo.

Slideshow | 4 fotos

Importância de professor é ressaltada

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.