Implantação de TV digital é tema de seminário

Iwwa Agência
Publicado 16/03/2016 01:03:28

Durante o seminário Canal da Cidadania – Implantação da emissora de televisão da Prefeitura de Camaçari. Desafios e perspectivas da TV Digital aberta municipal, realizado nesta quarta-feira (16/03), no auditório da Segov (Secretaria de Governo), o prefeito Ademar Delgado falou sobre a importância da implantação dessa ferramenta de comunicação. “Teremos uma oportunidade de ampliar o conhecimento da realidade local, com um salto na qualidade. Este é um grande legado para a sociedade camaçariense”.

O evento também foi prestigiado pela secretária Jailce Andrade. Na oportunidade, a titular da Segov afirmou que este é um momento especial no que diz respeito à cidadania no Município. “Este canal de televisão vai permitir a divulgação e a promoção das políticas públicas para a sociedade e uma oportunidade de tratar a comunicação de forma ampla”, disse.

O momento histórico que marca a implantação do Canal da Cidadania e que abre a perspectiva da comunicação pública foi destacado pelo coordenador de Comunicação do Município, Rogaciano Medeiros. “Esta é uma conquista importante, resultado de um governo democrático que acredita na capacidade de toda a sociedade se manifestar”.

Desde 2014, o governo municipal, cumpre todas as etapas e assume as exigências. Após a outorga da autorização do Canal da Cidadania, o Município tem até 60 dias para criar o Conselho Municipal de Comunicação Social. Com duas palestras seguidas de debate, o seminário contou com a participação do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, que falou sobre Processo de implantação do Canal da Cidadania na Bahia. Iniciativas da Secretaria do Audiovisual relacionadas ao Canal da Cidadania. Na oportunidade, ele destacou que esta é uma oportunidade de cumprir a constituição de 1988 e que Camaçari tem uma grande possibilidade de obter excelentes resultados devido à diversidade cultural do Município.

O Canal da Cidadania está previsto para ser liberado em 2017, quando chega ao fim a migração da TV analógica para a digital e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai liberar a frequência do canal, disse o coordenador-geral de Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti, durante palestra que ministrou. Com o tema Atual cenário do Canal da Cidadania no Brasil. Perspectivas e desafios, migração do sinal analógico para o digital e situação do pedido para outorga para Camaçari, o palestrante afirmou que o Município é único da Região Metropolitana que está com o processo adiantado.

Durante o evento, o coordenador geral da Rede Aberta da Sociedade Civil Organizada de Camaçari, Antônio Costa, de 53 anos, falou sobre a instalação do canal no Município, “Com esse canal vamos ter a possibilidade de divulgar o que acontece na comunidade”.

O Canal da Cidadania terá uma multiprogramação, possibilitada pela TV digital. Serão quatro faixas de conteúdo, a primeira destinada ao Poder Público municipal, a segunda para o Poder Público estadual e as outras duas para associações comunitárias, que ficarão responsáveis por veicular programação local. 

PRESENÇAS

Prestigiaram o seminário os secretários da Administração, Lezineide Andrade, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Saúde, Washington Couto, da Mulher, Suzana Graziela de Lima, e da Cultura, Vital Vasconcelos, o diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Luiz Macedo, o superintende de Trânsito e Transporte, Humberto Leite, o ouvidor do Temistocles Mattos, além do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim.

Marcaram presenças também no evento o Bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, o vereador Gilvan Sousa (PT) e o presidente da AIC (Associação de Imprensa de Camaçari), Klênio Kirk. 

Slideshow | 8 fotos

Implantação de TV digital é tema de seminário

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.