As 166 casas do programa HBB (Habitar Brasil BID), que estão sendo construídas na rua Maria Meire, no bairro Nova Vitória serão entregues à população no dia 27 de setembro.
A ansiedade, assim como a expectativa de mudar de vida é o sentimento que toma conta das famílias beneficiadas, a exemplo da diarista Kely Ionice Oliveira Alves, 28 anos, mãe de três filhos e moradora de Camaçari há 13 anos.
Por muito tempo, Kely Alves residiu em um barraco de madeira nas imediações do bairro Nova Vitória, mas atualmente está sendo beneficiada com o auxílio aluguel da Prefeitura de Camaçari, destinada às pessoas que moravam em áreas de risco, e aguarda a entrega do imóvel do HBB.
“Poder morar em casa de dois quartos, banheiro, sala e cozinha, em um local que está sendo preparado especialmente para nós, é a realização de um sonho. Agora posso ter tranquilidade e criar meus filhos com dignidade” declarou emocionada a diarista.
As obras dos imóveis estão na fase final e as equipes trabalham para conclusão do processo de pintura. A Coelba e Embasa também começaram a fazer as instalações dos kits padrões de energia e dos hidrômetros, respectivamente. Cerca de 60 profissionais trabalham ainda na execução da pavimentação da área.
Além das novas habitações, os moradores serão contemplados com uma série de equipamentos públicos edificados na área em que as casas foram construídas, a exemplo da creche e estacionamento, que estão em andamento, além dos sete boxes comerciais, uma praça principal e seis pracinhas ao longo do canal de drenagem, que vai funcionar também como passagem de pedestres, e um centro comunitário.
As casas do HBB vão beneficiar diretamente cerca de 600 pessoas que moravam em áreas de risco ou de proteção ambiental. Além disso, o programa contemplou a comunidade do bairro Nova Vitória com obras de melhorias habitacionais, como construção de 232 unidades sanitárias nas casas que não possuíam o cômodo, reconstrução de 21 casas, pavimentação das ruas e a implantação das redes de água e esgoto.
Todo o trabalho desenvolvido no local é acompanhado de perto pela comunidade que participa ainda de reuniões periódicas para o acompanhamento das obras.