Igrejas e palácios por trás das lentes

Iwwa Agência
Publicado 15/02/2011 01:02:28

Registrar a beleza através dos detalhes arquitetônicos de igrejas e palácios de Salvador. Com este intuito, o engenheiro e fotógrafo amador, José Spínola, apresenta no foyer do Teatro da Cidade do Saber, até o dia 20 de fevereiro, das 9h às 17h, a exposição fotógrafa As Igrejas e os Palácios.

O trabalho é composto por imagens de 16 igrejas de Salvador, como a da Ordem Terceira de São Francisco, a Catedral Basílica Boqueirão, Desterro, Saúde, Lapa, Misericórdia, São Bento, Graça e Pilar, além de cinco fotografias do Palácio Rio Branco, antiga sede do governo da Bahia, localizado na praça Tomé de Sousa.

A exposição serve ainda como boas-vindas para o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que chega ao Município nesta terça-feira (15/02). A autoridade religiosa será recebida pelo prefeito Luiz Caetano, comunidade católica, autoridades políticas e eclesiásticas.

De acordo com o fotógrafo, o projeto foi iniciado em 2009 e surgiu a pedido do cardeal Dom Geraldo Majella, que solicitou o registro fotográfico de igrejas com mais de 400 anos de construção.

As imagens panorâmicas foram compostas por no mínimo 20 fotografias, montadas em programas específicos de edição fotográfica. Para José Spínola, os trabalhos permitem que as pessoas conheçam detalhadamente as igrejas da capital baiana, uma das maiores riquezas arquitetônicas e artísticas do Estado. “A maioria das edificações tem estilo barroco e neoclássico”, revela.

O fotógrafo não descartou a possibilidade de fotografar as igrejas de Camaçari, uma vez que os trabalhos de captura de imagens continuam. Porém, serão realizadas pesquisas referentes ao perfil das construções, com o objetivo de identificar características referentes a proposta do tema.

Foto: Agnaldo Silva

A exposição fotográfica está na Cidade do Saber -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.