Partindo do princípio de que a religião não pode ser indiferente à cidade e estar longe do cotidiano dos fiéis, a Igreja São Thomaz de Cantuária criou, de forma inovadora e bem criativa, o grupo Samba de roda de São Thomaz para comemorar três datas especiais.
A primeira, em comemoração ao aniversário do padre Jorge, no dia 5 de janeiro, a segunda o terno de Reis, dia 6 de janeiro, e o novenário em homenagem ao santo padroeiro do município, São Tomaz da Cantuária, no dia 7 de janeiro.
O grupo composto por 28 pessoas vem se apresentado em todo o município e igrejas de municípios vizinhos. A apresentação de maior destaque, eleita pelos fiéis, foi a realizada no aniversário do padre. Na ocasião, o mesmo foi surpreendido pela visita do grupo em casa. A partir daí, os participantes ficaram conhecidos como o Samba de São Tomaz.
Para a idealizadora do grupo, Iara Costa, o reconhecimento é resultado de muito esforço e dedicação. Para ela, ingredientes fundamentais que garantiram o sucesso até as roupas foram confeccionadas pelo grupo. Tudo mesmo, o carinho e respeito pelo padre Jorge também foi elementar. No dia do aniversário do padre Jorge até o Prefeito e a primeira dama caíram no samba. Relatou.
A iniciativa foi muito elogiada por todos, inclusive, pelo prefeito Luiz Caetano em diversas manifestações publicas. Foi uma iniciativa emocionante. Diferente e atual, o grupo criou um número de dança belíssimo que agradou a todos.
Apesar de a religiosidade continuar sendo um desafio para a igreja, o padre garante que a iniciativa deu certo e está muito feliz com o resultado. O coração do padre ficou muito feliz. Trouxe muita alegria para as pessoas. Sem contar na valorização da cultura popular. Foi uma surpresa agradável e especial.