Igreja de Vila de Abrantes completa 450 anos

Iwwa Agência
Publicado 25/06/2008 10:06:01

A paróquia do Divino Espírito Santo, localizada em Vilas de Abrantes, completa 450 anos, domingo (06/07), às 18h, com missa solene presidida pelo arcebispo Dom Geraldo Majella. As celebrações começaram quinta-feira (03/07), com noite de vigília das comunidades.

A programação prossegue no sábado (05/07), com a realização de corrida rústica com participação de idosos, crianças da catequese, jovens e adultos. As comemorações da manhã terminam com café da solidariedade. Às 14h, tem apresentação de grupos culturais do município. Às 19h, será realizada Missa em homenagem aos jesuítas.

HISTÓRIA
A paróquia leva o nome da Aldeia do Espírito Santo, estabelecida em meados de 1558 por jesuítas que vieram na expedição comandada pelo 1° Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. O padre João Gonçalves e o irmão Antonio Rodrigues fundaram a igreja as margens do rio Joanes.

A história do local remonta os primórdios de Camaçari. Na época, as terras de Vila de Abrantes eram ocupadas pelos índios tupinambás, que receberam os catequizadores.

A Aldeia do Espírito Santo foi uma das primeiras regiões a receber os colonizadores. Os índios da região foram requisitados durante a tomada da Baía pelos holandeses, em 1624.

A aldeia abrigou autoridades que haviam fugido de Salvador após a investida holandesa em solo brasileiro. A localidade tornou-se centro de resistência, sendo convertida em acampamento militar.

Foto: Arquivo

A Paróquia do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas do país -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.