IFBA atrai empresas de TI

Iwwa Agência
Publicado 24/01/2011 04:01:03

A construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na Cidade Técnico- Universitária (CTU) representa um passo importante para a consolidação do Município como um Pólo de Tecnologia.

Graças ao IFBA, existe a possibilidade da implantação de um Condomínio Digital com 40 empresas do ramo da Tecnologia da Informação (TI).

A intenção do Condomínio Digital é aproveitar a mão de obra qualificada na CTU, a exemplo dos estudantes do curso técnico de informática do IFBA e superior da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Além da capacitação profissional, a proximidade com o Complexo Industrial potencializa ainda mais os atrativos da CTU e de Camaçari para atrair o Condomínio Digital.

Segundo Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação Social do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a demanda de profissionais qualificados era suprida por Salvador, mas hoje Camaçari conta com profissionais competentes e de qualidade, graças aos cursos profissionalizantes oferecidos no Município e também ao IFBA, que amplia a oferta de mão de obra qualificada e técnica.

Na avaliação de Érico Oliveira, o Município possui um mercado amplo na área industrial e de serviços, e é necessário que a população tenha a qualificação necessária para ocupar os postos de trabalho. “As instituições a serem implantadas na CTU serão as responsáveis pela capacitação da população”, comentou.

No momento, o IFBA, primeira instituição implantada na Cidade Técnico-Universitária, oferece os cursos técnicos de eletrotécnica e informática. O equipamento de ensino conta com verba federal de R$ 5,7 milhões e está instalada em uma área de 33 mil metros quadrados. A estrutura física inclui sete salas de aula, 12 laboratórios de química, física, biologia, informática, elétrica e desenho técnico, auditório com 127 lugares, biblioteca, sala de vídeo conferência, restaurante e lanchonete.

Foto: Nelinho Oliveira

CTU deve sediar Condomínio Digital -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.