Com o tema Rompendo o Silêncio, Camaçari realizou, na manhã desta sexta-feira (15/06), uma caminhada para lembrar o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
Durante o trajeto, que teve saída no pátio da Prefeitura e seguiu até a praça Desembargador Montenegro, no centro da cidade, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Osmarina Batista, lembrou que “esse é um passo muito importante na busca dos direitos dos idosos”.
Ações que ressaltam os direitos dos idosos deveriam ser realizadas com mais frequência, afirmaram as aposentadas Maria Olga Costa, 65 anos, e Brasilina Santana, 76 anos.
Para a secretaria do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, além de alertar a sociedade a respeito da violência, a caminhada serve também para conscientizar as famílias que “os idosos merecem ser tratados com muito amor e carinho”.
Na praça Desembargador Montenegro foram oferecidos aos idosos orientação jurídica, além de serviços de aferição de pressão e glicemia. No local, ainda aconteceu uma apresentação dos integrantes do Conviver (Centro de Convivência do Idoso).
Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, o evento, realizado pelo Projeto Plantar (Plano Técnico de Articulação da Rede de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa), através do Conselho Municipal do Idoso, contou com a participação do Conviver, do CSU (Centro Social Urbano) e do ISSM (Instituto de Seguridade Social do Município).
O Conselho do Idoso de Camaçari fica localizado na rua Goiás, n° 79, no prédio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).