Idosos do Conviver ganham centro de inclusão digital

Iwwa Agência
Publicado 27/08/2009 06:08:52

Maria de Lourdes Sena, 74 anos, participa de atividades de dança, educação física e artesanato em um único local. A moradora do bairro Gleba A, em Camaçari, ainda tem acesso a sessões de fisioterapia, que colaboram para a melhoria da qualidade de vida. Há mais de 10 anos, ela participa do Espaço Conviver.

O Centro, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), oferece atividades de prevenção à saúde e sócio-educativas para os idosos. São realizadas aulas de alongamento, artesanato, canto e coral, dominó, teatro e pintura.

Os beneficiados contam também com orientação sobre transportes, Estatuto do Idoso, saúde, inclusão social, cultura e educação. Em breve, um Centro de Inclusão Digital será implantado no Centro de Convivência para que os idosos aprendam a usar o computador.

Alvina Francisca do Nascimento, 72 anos, fala com carinho do projeto. Ela conta que participa do Conviver há mais de 10 anos e adora as aulas de pintura e dominó. Moradora do bairro Dois de Julho, disse que graças ao projeto tem onde se divertir e conhecer novas pessoas.

Atualmente, o Centro atende 800 idosos, com idade superior a 60 anos, residentes em Camaçari. No local, contam com a colaboração de sociólogo, fisioterapeuta, psicólogo, professor de educação física, técnicos de enfermagem e colaboradores.

A Sedes tem a preocupação em envolver a família nas atividades do Conviver e realiza todos os meses reuniões com os familiares. Se os técnicos notarem diferença no comportamento dos idosos, um psicólogo e uma assistente social vão à residência para conversar com a família e relatar a situação.

Uma outra equipe também realiza visitas nas casas para averiguar possíveis denúncias de maus tratos com os idosos, independentemente de participarem do projeto.

O Conviver conta com uma estrutura composta por oito salas, salão para eventos, atelier, mini palco, além da área verde. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Francisco Drumond, no Centro de Camaçari.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa atende 800 idosos com atividades e lazer -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.