Idosos do Conviver ganham centro de inclusão digital

Iwwa Agência
Publicado 27/08/2009 06:08:52

Maria de Lourdes Sena, 74 anos, participa de atividades de dança, educação física e artesanato em um único local. A moradora do bairro Gleba A, em Camaçari, ainda tem acesso a sessões de fisioterapia, que colaboram para a melhoria da qualidade de vida. Há mais de 10 anos, ela participa do Espaço Conviver.

O Centro, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), oferece atividades de prevenção à saúde e sócio-educativas para os idosos. São realizadas aulas de alongamento, artesanato, canto e coral, dominó, teatro e pintura.

Os beneficiados contam também com orientação sobre transportes, Estatuto do Idoso, saúde, inclusão social, cultura e educação. Em breve, um Centro de Inclusão Digital será implantado no Centro de Convivência para que os idosos aprendam a usar o computador.

Alvina Francisca do Nascimento, 72 anos, fala com carinho do projeto. Ela conta que participa do Conviver há mais de 10 anos e adora as aulas de pintura e dominó. Moradora do bairro Dois de Julho, disse que graças ao projeto tem onde se divertir e conhecer novas pessoas.

Atualmente, o Centro atende 800 idosos, com idade superior a 60 anos, residentes em Camaçari. No local, contam com a colaboração de sociólogo, fisioterapeuta, psicólogo, professor de educação física, técnicos de enfermagem e colaboradores.

A Sedes tem a preocupação em envolver a família nas atividades do Conviver e realiza todos os meses reuniões com os familiares. Se os técnicos notarem diferença no comportamento dos idosos, um psicólogo e uma assistente social vão à residência para conversar com a família e relatar a situação.

Uma outra equipe também realiza visitas nas casas para averiguar possíveis denúncias de maus tratos com os idosos, independentemente de participarem do projeto.

O Conviver conta com uma estrutura composta por oito salas, salão para eventos, atelier, mini palco, além da área verde. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Francisco Drumond, no Centro de Camaçari.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa atende 800 idosos com atividades e lazer -

Mais Notícias

ISSM fica em 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2023

ISSM fica em 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2023

Limpec troca óleo usado por sabão no Festival da Sustentabilidade

Limpec troca óleo usado por sabão no Festival da Sustentabilidade

Prefeitura vai recompor muro do Cemitério da Gleba C

Prefeitura vai recompor muro do Cemitério da Gleba C

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us