O sociólogo Paulo Moraes, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Camaçari, será o representante da Comissão Municipal de Geografia e Estatística do 12º Censo Demográfico 2010.
A decisão foi anunciada em reunião realizada na manhã desta terça-feira (18/08), no auditório da Prefeitura, que contou com a participação do prefeito Luiz Caetano, secretários, vereadores e do coordenador técnico do Censo Demográfico na Bahia, Joilson Rodrigues.
O Censo acontecerá entre agosto e outubro de 2010, em 5.565 Municípios do Brasil, envolvendo 58 milhões de domicílios, para saber como mora e onde vive. Em Camaçari, os trabalhos terão início em outubro deste ano, com a seleção de 200 recenseadores que irão, depois de treinamento, aplicar o questionário nas residências.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, esta é mais uma ferramenta importante que vai detalhar as demandas relacionadas à classe social, moradia, trabalho, educação básica e escolaridade. Com o resultado vamos ter condições de saber qual é o tipo de pessoa que habita a cidade e que sociedade estamos construindo.
O representante da Comissão de Camaçari, Paulo Moraes, disse que o processo será transparente e vai contar com a participação de líderes comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas privadas e da imprensa local. Segundo ele este será um instrumento de trabalho muito valioso para o Município.
Tenho certeza de que quando terminar o Censo, Camaçari terá mais de 240 mil habitantes. Em dois anos, 40 mil pessoas vindas de 1.300 lugares migraram para o Município, afirmou o prefeito Luiz Caetano.
O coordenador técnico do IBGE, Joilson Rodrigues, disse que toda a população deve participar para ajudar na descoberta do retrato profundo e detalhado da realidade sócio demográfico das pessoas que vivem na cidade.