IBAMA elogia preocupação ambiental da Prefeitura

Iwwa Agência
Publicado 22/09/2009 08:09:05

A preocupação com a preservação da orla marítima da cidade, pelo prefeito Luiz Caetano foi elogiada pelos superintendentes regionais do Patrimônio da União (SPU) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

Um termo de compromisso e ajustamento de conduta foi firmado nesta terça-feira (22/09), na Cidade do saber, entre o Município e os dirigentes dos órgãos ambientais.

O documento prevê a tomada de medidas e ações por parte do Município para a regularização do uso e ocupação das praias, que vai garantir uma orla mais bonita e ordenada. Entre as primeiras iniciativas está a disposição de placas informativas sobre a utilidade pública das praias ao longo da orla marítima da cidade.

Também deve ser apresentado um relatório com identificação e cadastramento das barracas, quiosques e outras construções localizadas sobre a areia da praia. De acordo com a lei federal 7.661/1998, essa utilização é ilegal e prejudica o meio ambiente.

A próxima ação é a elaboração de um plano de retirada das estruturas, que deve ficar concluído em dois anos.

De acordo com a Prefeitura todo o processo será feito para garantir a preservação dos recursos naturais. As ações devem ser feitas por etapas e cada uma com prazo determinado, que varia de 90 a 180 dias.

AREMBEPE
Na ocasião, foi apresentado ainda, o projeto de revitalização de Arembepe que será enviado nesta quarta-feira (23/09) para apreciação do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Após a outorga dos dois órgãos, o projeto será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), antigo CRA (Centro de Recursos Ambientais) para avaliação e posterior entrega da licença ambiental.

Para a superintende da SPU na Bahia, Ana Lúcia Vilas Boas, a população só tem a ganhar com a assinatura do termo. “As pessoas vão dispor de mais áreas para o lazer, além de um ambiente mais saudável”.

O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, lembra que o papel do órgão é dar apoio na delimitação das áreas de praia. “A orla de Camaçari com certeza vai ficar ainda mais bonita”.

Slideshow | 2 fotos

IBAMA elogia preocupação ambiental da Prefeitura

Mais Notícias

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta (29)

Inscrições para ocupação do Teatro Alberto Martins seguem até sexta...

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pracinhas da Cultura terá aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.