Um dia de festa e formação. Assim ocorreu o I Fórum do Adolescente de Camaçari nesta quinta-feira (30/3), realizado na Cidade do Saber. A ação é a culminância do Projeto Adolescente do Futuro que foi desenvolvido em 2022, como parte das ações do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).
Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, esteve presente e compartilhou da alegria dos jovens e da necessidade de pensar o futuro, “a gente precisa ouvir esses adolescentes para diagnóstico de políticas públicas que venham a ajudar, a melhorar a questão desse relacionamento entre os próprios jovens e com os adultos. Ouvindo a gente vai fazer as políticas públicas caminharem em favor da juventude de Camaçari”.
A coordenadora do GTC, Janete Ferreira, falou sobre a iniciativa, “é a culminância do trabalho, é o plano de ação que eles desenvolveram. À medida que eles aprenderam, multiplicaram nas escolas deles e esse trabalho que a gente está fazendo é de uma forma tão grandiosa que a gente já foi convidado, por escolas particulares e do estado, para fomentar esse projeto com eles. A gente entende que tem que dar movimento para esses adolescentes, à medida que eles são os protagonistas do projeto que apresentam aqui”.
Durante o evento, 130 adolescentes receberam o título de Adolescente do Futuro, eles são estudantes de 13 escolas municipais e de uma particular. Esses alunos são multiplicadores da Rede Pública Municipal de Ensino, como Vagner Manoel da Silva, 16 anos, que agora está no 1º ano do ensino médio, mas em 2022 cursou o 9º ano na Escola Municipal Parque Verde, que falou sobre a participação no projeto, “foi maravilhoso, de verdade, aprendi muito, eles puderam acrescentar muito na vida da gente. Tem uma importância grande porque tem muitos adolescentes que não sabem o que querem fazer da vida e esse projeto dá um rumo, aponta o que a gente pode ser nas nossas vidas. Tem palestras legais”, explicou.
Outra multiplicadora é Maielly Kaena de Oliveira Santos, 14 anos, do 9º ano do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Cemc), que ficou muito interessada no empreendedorismo. “Achei muito interessante, foi uma experiência muito incrível, conhecer pessoas novas, aprendi coisas novas, algo que nunca pensei que ia passar. Sobre o conhecimento, isso me causou uma curiosidade que é muito fundamental na vida”, afirmou.
Na oportunidade, foram apresentados os planos de ação desenvolvidos nas escolas, como da Escola Denise Tavares que foi uma mostra de talentos. O plano partiu desde o momento que decidiram a construção da mostra, passou por toda mobilização da comunidade escolar e a criação de categorias e prêmios.
O momento foi também para dar visibilidade aos talentos de Camaçari, como a campeã baiana de boxe infantil, Ketelly Passos, 14 anos, que estuda no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, que está iniciando no Projeto Adolescente do Futuro, “é uma realização muito grande estar aqui, nunca tinha participado de eventos assim. Minha desenvoltura no boxe começou como brincadeira, depois que fui desenvolvendo, virei atleta, participei de competição e hoje em dia sou campeã baiana e intermunicipal”, afirmou.
Participam ainda do Fórum: a Trupe da Reciclagem; a quadrilha junina Fogueira Santa; a Banda Levada do Saber; o Dj Maximus; e o autor do livro infantil Reino encantado de uma cor só, Ícaro Filho. O evento contou ainda com a palestra O Adolescer e as Perspectivas de Futuro, ministrada pela a consultora em educação, comunicação e sustentabilidade, Sara Regina Oliveira, e as histórias compartilhadas do estudante Felipe Carneiro.
Durante o evento foi lançado o projeto da Empresa de Limpeza Urbana de Camaçari (Limpec), o “Limpec Educa”, realizado sorteio de prêmios, e a apresentação musical da multiplicadora Juliana Souza, 13 anos, da Escola Municipal Cleusa Maria De Carvalho Moreira. O I Fórum do Adolescente ainda contou com intérprete de Libras.
O Projeto Adolescente do Futuro trabalhou com temáticas como: Economia Criativa; Inovação e Tecnologia; Formação para o Mundo do Trabalho e Empreendedorismo Jovem; e Políticas Públicas; além de visitas e bate-papo com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Estavam presentes a secretária de Turismo, Cristiane Bacelar; a subsecretária do esporte Lazer e Juventude, Dilma Mendes; o subsecretário de Educação, Francisco Lima; o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta; e o vereador Manoel Filho. Além de representantes do Conselho Tutelar, do Juizado da Infância e Juventude e da Comissão dos Direitos da Infância e do Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).













