Humaniza SUS melhora relação com paciente

Iwwa Agência
Publicado 18/01/2010 12:01:49

A garantia de um SUS (Sistema Único de Saúde) mais humano e comprometido com a qualidade dos serviços tem melhorado o dia-a-dia de usuários e profissionais da rede pública. Nas unidades de atendimento, a satisfação é uma constante.

A assistente social Inês Bastos é uma das defensoras da humanização do atendimento. “As pessoas entram aqui de um jeito e saem de outro, bem melhores. Desenvolvemos a possibilidade que cada uma tem de superar as dificuldades. O trabalho de recuperação da auto-estima é tão bom que as participantes nunca faltam”, diz a profissional, que há cerca de um ano coordena o Grupo de Mães do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) de Camaçari.

Tânia de Jesus dos Santos, mãe de Adriele dos Santos, de nove meses, participa das reuniões do grupo há dois meses. Em pouco tempo, a dona-de-casa já fala das melhorias. “Vim para cá porque queria mais apoio, informações e contato com outras mães que têm filhos com deficiência. Hoje aprendi que a gente deve doar mais e receber menos. Agora só tenho alegrias em minha vida”.

O Grupo de Mães é uma das ações da Secretaria da Saúde que obedece a política do Humaniza SUS. Através de encontros semanais, as beneficiadas participam de atividades com música, teatro, dança e troca de experiências. O objetivo é melhorar a auto-estima das mães de portadores de necessidades especiais.

Durante o ano, a Sesau vai executar diversas ações. Segundo Cíntia Dias, assistente social do Humaniza SUS, em breve será disponibilizado curso de capacitação para atendentes, recepcionistas e vigilantes. A idéia é melhorar o primeiro contato do usuário nas unidades de saúde.

Também fazem parte investimentos na infra-estrutura, montagem dos conselhos locais de saúde e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), oficina de humanização para funcionários e pesquisa de satisfação junto aos usuários.

Atualmente, estão em andamento as obras de ampliação do Hospital Geral (HGC), construção do Guia do Usuário SUS (com informações sobre os serviços prestados e unidades da rede) e Ouvidoria SUS. O telefone será disponibilizado nos próximos dias, mas as queixas e sugestões podem ser feitas provisoriamente no telefone 3621-6769.

Slideshow | 2 fotos

Humaniza SUS melhora relação com paciente

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.