A garantia de um SUS (Sistema Único de Saúde) mais humano e comprometido com a qualidade dos serviços tem melhorado o dia-a-dia de usuários e profissionais da rede pública. Nas unidades de atendimento, a satisfação é uma constante.
A assistente social Inês Bastos é uma das defensoras da humanização do atendimento. As pessoas entram aqui de um jeito e saem de outro, bem melhores. Desenvolvemos a possibilidade que cada uma tem de superar as dificuldades. O trabalho de recuperação da auto-estima é tão bom que as participantes nunca faltam, diz a profissional, que há cerca de um ano coordena o Grupo de Mães do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) de Camaçari.
Tânia de Jesus dos Santos, mãe de Adriele dos Santos, de nove meses, participa das reuniões do grupo há dois meses. Em pouco tempo, a dona-de-casa já fala das melhorias. Vim para cá porque queria mais apoio, informações e contato com outras mães que têm filhos com deficiência. Hoje aprendi que a gente deve doar mais e receber menos. Agora só tenho alegrias em minha vida.
O Grupo de Mães é uma das ações da Secretaria da Saúde que obedece a política do Humaniza SUS. Através de encontros semanais, as beneficiadas participam de atividades com música, teatro, dança e troca de experiências. O objetivo é melhorar a auto-estima das mães de portadores de necessidades especiais.
Durante o ano, a Sesau vai executar diversas ações. Segundo Cíntia Dias, assistente social do Humaniza SUS, em breve será disponibilizado curso de capacitação para atendentes, recepcionistas e vigilantes. A idéia é melhorar o primeiro contato do usuário nas unidades de saúde.
Também fazem parte investimentos na infra-estrutura, montagem dos conselhos locais de saúde e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), oficina de humanização para funcionários e pesquisa de satisfação junto aos usuários.
Atualmente, estão em andamento as obras de ampliação do Hospital Geral (HGC), construção do Guia do Usuário SUS (com informações sobre os serviços prestados e unidades da rede) e Ouvidoria SUS. O telefone será disponibilizado nos próximos dias, mas as queixas e sugestões podem ser feitas provisoriamente no telefone 3621-6769.