O Hospital Geral de Camaçari (HCG) terá uma nova emergência no início de 2010. Graças aos recursos da Prefeitura, no valor de R$ 365 mil, depois de 23 anos a unidade hospitalar vai passar por reforma com a melhoria dos setores de emergência adulto, pediátrica e pré-parto.
A partir desta quinta-feira (5.11), a população vai ser atendida na Unidade Provisória de Emergência, que possui cerca de 400 metros quadrados e funciona na área do estacionamento.
No local, haverá posto de enfermagem, farmácia, sala de sutura, sala de parada, posto para aplicação de medicação, sanitário masculino e feminino, além de um salão com capacidade para 15 leitos de urgência e emergência.
A reforma vai melhorar a qualidade do atendimento e proporcionar mais conforto aos pacientes atendidos no Município.
Segundo a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, a finalidade da obra é modernizar o setor de emergência, transformar as enfermarias em um grande salão, através da retirada das paredes, e dividi-las em boxes, com cortinas, para os pacientes terem atendimento individualizado.
Dorilda Vasconcelos pede ainda que, enquanto durar a reforma, a população procure as unidades básicas e os postos de saúde do Município para atendimento. O objetivo é evitar maiores transtornos.
Além de Camaçari, outras 24 cidades procuram os serviços do HGC. Hoje, o hospital possui 156 leitos e atende uma média de 6.500 pessoas por mês.
Intervenções
As intervenções incluem a melhoria do setor de pré-parto, com o funcionamento de mais dois leitos, totalizando cinco, de uma entrada exclusiva para a emergência pediátrica e acesso ao Raio X, pintura geral, reforma da entrada do hospital e da recepção, além do reaparelhamento de todo o hospital.
Dois novos equipamentos, um de ultrassonografia e esterilizador, estão sendo disponibilizados à unidade. Eles foram adquiridos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), parceira do Município na execução do projeto de reforma e adequação da emergência do HGC.