Camaçari ganha, na próxima quarta-feira (8/07), às 11h, um Cartório de Registro Civil, que vai funcionar no Hospital Geral (HGC). A iniciativa tem o objetivo de registrar, de imediato, todas as crianças que nascem na unidade hospitalar.
De acordo com a diretora geral do HGC, Dorilda Vasconcelos, cerca de 300 crianças nascem por mês no hospital, metade são filhos de moradores de Camaçari. O cartório vai proporcionar que cada criança nascida no HGC saia com a certidão de nascimento, diz.
A dona-de-casa Cláudia Silva, moradora do bairro Ficam, mãe do pequeno Isaac que nasceu terça-feira (30/06), gostou da novidade. É uma maravilha sair com o registro do meu filho, relata. O cartório é exclusivo para as mulheres grávidas que fizerem o parto no HGC. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.
O Hospital Geral de Camaçari conta com uma estrutura especial para gestantes. Uma clínica obstétrica com 50 leitos, um berçário com três incubadoras, berço aquecido e incubadora.
A diretora do HGC lembra que a falta do registro compromete o planejamento de políticas públicas de educação, saúde e assistência social. Sem o documento de registro civil, o cidadão não se matricula em escola, perde o direito a participar de programas sociais, não obtem Carteira de Trabalho, nem pode casar e votar.