Hospital Geral de Camaçari ganha Cartório de Registro Civil

Iwwa Agência
Publicado 08/07/2009 03:07:05

Guilherme Carvalho dos Santos, nascido segunda-feira (06/07), foi o primeiro bebê registrado no Cartório de Registro Civil, inaugurado na manhã desta quarta-feira (08/07), no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Os pais da criança, Jedielson Macedo dos Santos e Fabiana Carvalho elogiaram a iniciativa pela gratuidade e facilidade ao evitar filas e burocracia.

A partir de agora, após o nascimento do bebê, o pai pode se dirigir ao cartório, instalado dentro do HGC, para registrar a criança. A certidão fica pronta em cinco minutos.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, a inauguração do espaço é muito importante para as cerca de 300 crianças que nascem todo mês no HGC, além de representar o resgate da cidadania e auto-estima para as famílias carentes.

No discurso, o prefeito Caetano aproveitou para anunciar que esteve com o ministro de Desenvolvimento Social (MDS), Patrus Ananias e conseguiu, junto ao MDS, a ampliação do bolsa família para o município, além da liberação de recursos para o Fundo Municipal de Assistência Social.

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Washington Couto, participou da inauguração e falou da parceria perfeita que existe entre o governo do Estado e Camaçari. Na opinião dele “agora as crianças estão com os direitos garantidos”.

De acordo com a Corregedora das Comarcas do Interior, Desembargadora Maria José Sales Pereira, o índice de pessoas que não possuem a certidão de nascimento ainda é muito grande na Bahia. “Esta é a quinta unidade que implantamos no Estado”. Os demais Municípios contemplados foram Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

Presenças
A solenidade contou com as presenças do deputado estadual Bira Coroa (PT), deputado federal, hoje secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, os secretários municipais, Paulo César Gomes da Silva (Fazenda), Ademar Delgado (Administração), Efigênia Cardoso (Saúde) e a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos.

Também participaram da inauguração do Cartório de Registro Civil, instalado no HGC, Waldy Freitas (Turismo), Aurenita Castillo (Promoção da Mulher e da Reparação), Hélio Cortes (Desenvolvimento Econômico), o diretor do Instituto de Seguridade do Servidor, Natanael Fernandes, o presidente da Limpec, Domingos Machado e a delegada da Mulher, Janaína Dorie.

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito testemunha entrega da primeira certidão de nascimento -

Mais Notícias

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Centro Cultural Barra do Pojuca oferta oficinas de verão

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Secult realiza orientação cultural sobre o edital Oficineiros

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para desconto no IPTU

Sefaz publica calendário fiscal para 2023 com novidade para descont...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us