Hospital Geral de Camaçari ganha Cartório de Registro Civil

Iwwa Agência
Publicado 08/07/2009 03:07:05

Guilherme Carvalho dos Santos, nascido segunda-feira (06/07), foi o primeiro bebê registrado no Cartório de Registro Civil, inaugurado na manhã desta quarta-feira (08/07), no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Os pais da criança, Jedielson Macedo dos Santos e Fabiana Carvalho elogiaram a iniciativa pela gratuidade e facilidade ao evitar filas e burocracia.

A partir de agora, após o nascimento do bebê, o pai pode se dirigir ao cartório, instalado dentro do HGC, para registrar a criança. A certidão fica pronta em cinco minutos.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, a inauguração do espaço é muito importante para as cerca de 300 crianças que nascem todo mês no HGC, além de representar o resgate da cidadania e auto-estima para as famílias carentes.

No discurso, o prefeito Caetano aproveitou para anunciar que esteve com o ministro de Desenvolvimento Social (MDS), Patrus Ananias e conseguiu, junto ao MDS, a ampliação do bolsa família para o município, além da liberação de recursos para o Fundo Municipal de Assistência Social.

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Washington Couto, participou da inauguração e falou da parceria perfeita que existe entre o governo do Estado e Camaçari. Na opinião dele “agora as crianças estão com os direitos garantidos”.

De acordo com a Corregedora das Comarcas do Interior, Desembargadora Maria José Sales Pereira, o índice de pessoas que não possuem a certidão de nascimento ainda é muito grande na Bahia. “Esta é a quinta unidade que implantamos no Estado”. Os demais Municípios contemplados foram Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

Presenças
A solenidade contou com as presenças do deputado estadual Bira Coroa (PT), deputado federal, hoje secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, os secretários municipais, Paulo César Gomes da Silva (Fazenda), Ademar Delgado (Administração), Efigênia Cardoso (Saúde) e a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos.

Também participaram da inauguração do Cartório de Registro Civil, instalado no HGC, Waldy Freitas (Turismo), Aurenita Castillo (Promoção da Mulher e da Reparação), Hélio Cortes (Desenvolvimento Econômico), o diretor do Instituto de Seguridade do Servidor, Natanael Fernandes, o presidente da Limpec, Domingos Machado e a delegada da Mulher, Janaína Dorie.

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito testemunha entrega da primeira certidão de nascimento -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.