História do Município será tema de filme

Iwwa Agência
Publicado 03/05/2010 05:05:16

A peça teatral que retrata a história de Camaçari, originalmente encenada por mais de mil artistas do Município e exibido para mais de 15 mil pessoas, brevemente se transformará em um longa metragem. O espetáculo A Caminho da Ternura é de autoria do diretor de teatro e secretário de Relações Internacionais, Ivanildo Antônio.

O filme terá roteiro e direção de Ivanildo Antônio, com trilha sonora do cantor Chico César, do repentista Bule-bule e do grupo Novos Baianos. A preocupação em valorizar os artistas locais e instituições municipais é um dos objetivos do diretor. “Camaçari é um patrimônio da humanidade. Contar essa história será um privilégio”, afirma Ivanildo.

Para produzir o longa, o cineasta baiano radicado nos Estados Unidos, Walter Webb, foi convidado e confirmou participação no filme. O produtor visitou o Município, conheceu a Cidade do Saber, um dos maiores complexos integrados de esporte, cultura e lazer da América Latina e ficou encantado com as instalações do local.

O artista camaçariense Djauá participará do longa, assim como as instituições Bamuca, Chegança de Arembepe, Boi Parafuso, TAC (Teatro Amador de Camaçari), que serão retratadas no filme como patrimônio do Município.

A PEÇA
A peça incluiu 74 oficinas culturais, realizadas em 48 comunidades de Camaçari, com a participação de 100 índios tupinambás, 70 policiais, moradores de rua, ex-presidiários, professores e empresários de todo o Município.

A obra conta a trajetória de Camaçari desde a vinda dos jesuítas até os tempos atuais é dividida em três momentos. No primeiro, o espetáculo retrata a história da chegada dos jesuítas e o massacre dos índios na antiga Vila de Abrantes. No segundo momento, o espetáculo aborda a temática dos anos 60, representado pelo movimento Hippie e Os Novos Baianos.

No terceiro, o espetáculo retrata a implantação do Pólo Petroquímico e a Camaçari contemporânea, com abordagens atuais. Para Ivanildo Antonio, o diferencial do espetáculo é que ele foi feito “com a comunidade e para a comunidade”. Segundo o diretor, é desta forma que os trabalhos para produção do longa metragem serão conduzidos, com seleção de artistas locais, através de oficinas de cinema que serão iniciadas no início do segundo semestre.

Foto: Agnaldo Silva

Caetano conversa com Walter Webb e secretários municipais -

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us