HGC realiza novos tipos de cirurgias

Iwwa Agência
Publicado 18/07/2012 05:07:00

O HGC (Hospital Geral de Camaçari) iniciou, no último dia 07, as cirurgias eletivas de colecistectomia (retirada da vesícula biliar), proctologia e urologia. 

Os procedimentos começaram a ser executados após a doação de duas mesas cirúrgicas de alto padrão, cedidas pela Prefeitura de Camaçari, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde). 

Antes das mesas, o HGC realizava 28 cirurgias eletivas mensais e agora são executadas cerca de 20 por semana, num total de 80 ao mês. Além de promover a diminuição do déficit de cirurgias eletivas, os novos equipamentos contribuem para redução da demanda das emergências no hospital.

Com cálculos na vesícula, a dona de casa Marilene Santos está satisfeita com a rapidez do diagnóstico e do tratamento. “Percebi que estava com esse problema há menos de um mês e a minha cirurgia será agendada em breve”, disse.

De acordo com informações do HGC, por semana são realizadas quatro cirurgias de vesícula, cinco urológicas e nove de proctologia, especialidade com maior demanda.

Além das novas especialidades, o HGC realiza cirurgias eletivas de ginecologia. A chefe de cozinha Márcia Conceição, que tem um procedimento cirúrgico marcado, elogiou a parceria entre Prefeitura e o HGC. “Sempre tive a ideia de que as cirurgias realizadas pelo SUS demoravam, agora sei que em Camaçari é diferente”, revela.

Todas as cirurgias são agendadas pela Central de Regulação do SUS, após o paciente passar por uma triagem na USF (Unidade de Saúde da Família), e no Centro de Especialidades da Rede, onde o cirurgião avalia o caso e solicita os exames para confirmação do diagnóstico. 

Os procedimentos são realizados a partir de uma lista de espera, tendo como prioridade os pacientes com casos de urgências.  Em breve, o hospital vai iniciar também as cirurgias de cabeça e pescoço. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Márcia Conceição elogia parceria entre Município e HGC -

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.