HGC realiza captação de órgãos para transplante

Iwwa Agência
Publicado 15/04/2009 08:04:20

O Hospital Geral de Camaçari (HGC) realizou a primeira captação de órgãos do Município.

O doador foi um homem de 50 anos que faleceu de parada cardíaca. Apenas as córneas puderam ser doadas, uma vez que, ao deixar de bombear o sangue pelo corpo, houve a falência dos demais órgãos.

Após o óbito do paciente, a comissão de captação e doação de órgãos do HGC entrou em contato com a família que autorizou o transplante.

Em seguida, a equipe do hospital acionou a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos do Estado da Bahia (CNCDO’s) para realizar a retirada das córneas. A doação de órgãos só pode ser autorizada por parentes de 1º grau (pais, cônjuges, filhos ou irmãos).

Tárcio Oliveira, enfermeiro que integra a comissão de captação e doação de órgãos do HGC, salientou que o aspecto mais importante da equipe ter conseguido a primeira captação de órgão é o benefício que as córneas vão proporcionar a uma outra pessoa que finalmente vai poder voltar a enxergar e ter melhor qualidade de vida daqui para frente. A comissão funciona há 2 anos e é composta por seis pessoas.

O próximo passo é avaliar as condições dos órgãos, para saber se são adequados para o transplante óptico (permite que o receptor volte a enxergar) ou tectônico (serve para curativo) e, em seguida, verificar na fila de espera do estado, o receptor compatível, obedecendo ao ranking de classificação.

No caso das córneas, a única variável que precisa ser levada em consideração é, em alguns casos, a idade do doador e do receptor.

De acordo com Andressonn Mattos, que integra a equipe da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos do Estado, durante a terça-feira(14/04), dia da retirada dos órgãos, só havia uma córnea óptica na unidade.

Ele informou ainda, que na Bahia, a pessoa que necessita do órgão leva em média 1 ano e meio para fazer o transplante.

O transplante de córnea pode ser realizado nos hospitais Espanhol, Português e São Rafael, em Salvador, além dos municípios de Itapetinga e Jequié. O Estado realiza ainda transplantes de fígado, rins e coração.

Foto: Carol Garcia

Orgãos são levados para transplante em Salvador -

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us