O Hospital Geral de Camaçari (HGC) realizou a primeira captação de órgãos do Município.
O doador foi um homem de 50 anos que faleceu de parada cardíaca. Apenas as córneas puderam ser doadas, uma vez que, ao deixar de bombear o sangue pelo corpo, houve a falência dos demais órgãos.
Após o óbito do paciente, a comissão de captação e doação de órgãos do HGC entrou em contato com a família que autorizou o transplante.
Em seguida, a equipe do hospital acionou a Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos do Estado da Bahia (CNCDOs) para realizar a retirada das córneas. A doação de órgãos só pode ser autorizada por parentes de 1º grau (pais, cônjuges, filhos ou irmãos).
Tárcio Oliveira, enfermeiro que integra a comissão de captação e doação de órgãos do HGC, salientou que o aspecto mais importante da equipe ter conseguido a primeira captação de órgão é o benefício que as córneas vão proporcionar a uma outra pessoa que finalmente vai poder voltar a enxergar e ter melhor qualidade de vida daqui para frente. A comissão funciona há 2 anos e é composta por seis pessoas.
O próximo passo é avaliar as condições dos órgãos, para saber se são adequados para o transplante óptico (permite que o receptor volte a enxergar) ou tectônico (serve para curativo) e, em seguida, verificar na fila de espera do estado, o receptor compatível, obedecendo ao ranking de classificação.
No caso das córneas, a única variável que precisa ser levada em consideração é, em alguns casos, a idade do doador e do receptor.
De acordo com Andressonn Mattos, que integra a equipe da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos do Estado, durante a terça-feira(14/04), dia da retirada dos órgãos, só havia uma córnea óptica na unidade.
Ele informou ainda, que na Bahia, a pessoa que necessita do órgão leva em média 1 ano e meio para fazer o transplante.
O transplante de córnea pode ser realizado nos hospitais Espanhol, Português e São Rafael, em Salvador, além dos municípios de Itapetinga e Jequié. O Estado realiza ainda transplantes de fígado, rins e coração.

Orgãos são levados para transplante em Salvador -