Hemóvel incentiva doação de sangue

Iwwa Agência
Publicado 24/07/2013 05:07:52

Camaçari recebeu o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), nesta quarta-feira (24/07). O veículo ficará estacionado na praça Desembargador Montenegro até sexta-feira (26/07), das 8h às 17h.

A iniciativa acontece pela segunda vez no Município e tem como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue. As atividades do Hemóvel acontecem ainda sábado (27/07), no mesmo horário, em frente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, próxima à Casa do Trabalho.

Com capacidade para atender até 110 candidatos por dia, a expectativa da equipe de Captação do Hemoba é de que o Hemóvel colete diariamente cerca de 80 bolsas de sangue. 

De acordo com a coordenadora da Captação de Doadores do Hemoba, Jandira Cerqueira, a iniciativa faz parte da campanha Indo onde o povo está, que percorre todo o Estado e visa descentralizar os serviços do Hemoba e completar o estoque de sangue da Fundação.

Doadora pela segunda vez, Stefani Santos de Carvalho, estudante universitária, 18 anos, revela que a doação de sangue é um ato de solidariedade com o próximo. “Sei que tem muitas pessoas nos hospitais precisando de transfusão e a quantidade de doadores é pouca”, destacou a jovem, moradora do bairro Ponto Certo, ao garantir que vai incentivar os familiares e amigos a doarem também.

O Hemóvel é um ônibus adaptado e equipado para realizar todo o procedimento de coleta do sangue e conta com o suporte de 11 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistente social, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

O processo de doação é simples e rápido. Primeiro a pessoa passa por uma triagem, que consiste no cadastramento através da apresentação de documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Em seguida é realizado um teste para detectar anemia, através de uma pequena punção digital, um pequeno furo na ponta do dedo, para determinação rápida da hemoglobina.

O candidato ainda passa por uma entrevista, que analisa os hábitos e os costumes de vida do doador. Ao constatar que a pessoa está apta para a doação tem início a coleta, que dura menos de meia hora. 

Para doar sangue basta a pessoa estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos só podem doar com autorização formal e com a presença do responsável.

Os candidatos devem seguir algumas recomendações médicas, como ir bem alimentado, ter dormido no mínimo de seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas duas horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Não pode doar sangue quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em período de amamentação ou no período de três meses após o parto, aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis.

A quantidade de sangue retirada pode chegar até 470 mililitros, dependendo do peso e da altura do doador. Mulheres podem doar novamente em um prazo de 90 dias e no máximo três vezes ao ano. No entanto, os homens podem realiar a doação novamente em 60 dias e no máximo quatro vezes no ano.

No Município, os doadores podem ainda se dirigir ao Banco de Sangue de Camaçari, localizado no HGC (Hospital Geral de Camaçari). O atendimento é realizado as segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, e as terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para maior comodidade do doador, existe também a opção de agendar a doação pelo telefone 3644-4252.

O Hemóvel chega à cidade através da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

 

Slideshow | 5 fotos

Hemóvel incentiva doação de sangue

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.