As guias para pagamento da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) de Camaçari, que substitui a Taxa de Localização e Funcionamento (TLF), já podem ser acessadas via internet a partir desta terça-feira (14/09).
A medida foi possível graças ao novo sistema tributário da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e vai beneficiar mais de 2 mil contribuintes que não precisarão mais se deslocar até as Centrais de Atendimento Municipal (CAM’s) para retirar os boletos.
O serviço, que estava previsto para ser liberado quarta-feira (15/09), foi disponibilizado antes da data para facilitar a vida do contribuinte, que tem até o dia 20 de setembro para pagar a cota única ou a primeira parcela da TFF. O pagamento da segunda e última parcela deve ser realizado no dia 30 de novembro.
Para ter acesso ao documento basta acessar o portal da Sefaz, no endereço www.sefaz.camacari.ba.gov.br, clicar no banner Tributos Web e acessar o link Consulta de Lançamento da TFF.
Com a finalidade de auxiliar o usuário que acessa o serviço pela primeira vez, será disponibilizado um vídeo com o passo a passo ensinando como tirar as guias do tributo para pagamento de cota única ou parcelamentos.
Os contribuintes que não têm acesso à internet podem retirar suas guias de TFF em uma das três Centrais de Atendimento Municipal, a da sede, localizada no Centro Administrativo, a de Salvador, que funciona no térreo do Shopping Capemi, ao lado do Shopping Iguatemi, e a da orla, situada na Prefeitura Avançada, em Vila de Abrantes.
As CAM’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas unidades da sede e orla, e das 8h30 às 17h30, na de Salvador.
Segundo o coordenador das CAM’s, Hélio Nery, a nova ferramenta vai permitir um melhor atendimento nas centrais, já que haverá redução do fluxo de contribuintes.
“Os empresários com escritórios em outros municípios ou estados serão os mais beneficiados visto que não precisarão deslocar um funcionário para pegar a documentação”, explica o coordenador.
A TFF via internet vai permitir ainda a otimização dos custos operacionais da administração pública, que irá reduzir o uso de papel e tinta para a impressão dos documentos, bem como energia e desgaste dos equipamentos.
“Com isso poderemos aplicar melhor a verba pública em projetos que favoreçam cada vez mais a população”, reforça o secretário da Fazenda, Paulo Cézar Gomes.
De acordo com o coordenador da Sefaz, Carlos Matheus Guimarães, os próximos tributos a serem liberados no módulo de Tributos Web são os de Imposto sobre Serviço (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Dívida Ativa e Preços Públicos.
“A expectativa é que até o final do ano todos os serviços estejam disponíveis via web e com eles o número de beneficiados chegue a aproximadamente 80 mil contribuintes”.
Enquanto os outros serviços não são disponibilizados via internet a população conta com o disque-tributo, no telefone (71) 3621-6699, e com o e-mail tributos@camacari.ba.gov.br.
Dúvidas ou downloads de documentos também podem ser resolvidos através do portal da Sefaz.