GTC do PPAC promove formação em Libras para rede de proteção de Camaçari

ASCOM
Publicado 28/06/2022 05:06:03

O Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) promove formação básica em Língua Brasileira de Sinais – Libras para a rede de proteção de Camaçari. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Núcleo de Formadores da Escuta Especializada e a Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

A abertura da formação será no dia 7 de julho, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), das 8h30 às 12h. No mesmo dia, pela tarde, a atividade tem continuidade a partir das 13h30, no auditório do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), na Rua Francisco Drumond, no Centro, local onde ocorrerão os demais encontros, que seguem até 11/8, sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h, perfazendo um total de 60 horas/aula. Certificada, a iniciativa visa garantir aos cidadãos surdos e deficientes auditivos, o direito à prestação de declarações em formato adaptado.

Para tanto, a capacitação em Libras será um aspecto da formação. Na oportunidade, a rede trabalhará especificidades da aplicação da Lei da Escuta Especializada para surdos e demais cidadãos com deficiência auditiva. A iniciativa tem como público-alvo servidores que integram a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente em Camaçari, e que realizam a Escuta Especializada no município, além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar.

Com 30 vagas destinadas exclusivamente aos profissionais da rede de proteção de Camaçari, e com outra turma de tamanho similar já fechada, a formação inicial de Libras é totalmente gratuita. Atuarão como facilitadoras, a pedagoga e especialista em Educação Inclusiva e também certificada pela Childhood Brasil, a professora Nadja Basílio, e a tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, professora Kleide Moraes.

O curso tem por base a Lei nº 13.431, popularmente conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017. O ordenamento estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us