Os grupos culturais de Camaçari Espermacete, de Barra do Pojuca, e o Samba de Roda Nativas de Arembepe foram destaques durante o show do cantor e compositor Roberto Mendes e Coletivo Musical, realizado na praça da Simpatia, na noite de terça-feira (05/07), e que fez parte do projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo.
A iniciativa teve o intuito de destacar a diversidade cultural baiana e evidenciar as chulas, ritmo característico das comunidades rurais do Recôncavo. O idealizador do projeto, o cantor e compositor Roberto Mendes, agradeceu o apoio da Secult (Secretaria da Cultura) de Camaçari na realização do evento. Ele contou que ficou encantado com a diversidade cultural da cidade e o investimento da Prefeitura no fomento da cultura local. “Camaçari não é só a cidade do Polo Industrial, mas também de um importante polo cultural”, afirmou Roberto Mendes.
O show também contou com a participação de Rita da Barquinha, artista do distrito de Bom Jesus dos Pobres, em Saubara, que também mantém viva a tradição de Chulas.
O prefeito Ademar Delgado fez questão de prestigiar o evento e ressaltou a satisfação em ver os grupos culturais sendo valorizados e retratando a história de Camaçari. “Esse evento é uma grande oportunidade para incentivar e preservar a cultura popular”, disse o gestor do Município.
Durante o evento, a Casa dos Sete – Projetos e Produções, empresa responsável por executar o projeto, gravou vídeos depoimentos com 10 mestres de cultura popular de Camaçari, que vão integrar o documentário Memórias Compartilhadas. Eles contaram histórias, saberes e fazeres da trajetória e da relação com a cidade e com a comunidade em que vivem.
Estudantes de música da Cidade do Saber participaram de oficina musical, realizada no período da manhã. Na oportunidade, eles conheceram a história do povo do Recôncavo e participaram de atividades práticas que contribuem para a valorização, preservação e formação cultural dos jovens.
O projeto Cultura em Movimento – Chulas e Xaréus do Recôncavo tem patrocínio da Braskem e do governo do Estado, através do Fazcultura, secretarias estaduais da Fazenda e da Cultura. Além disso, conta com o apoio cultural da Rede Bahia.
Prestigiaram o evento as secretárias de Governo, Lêda Duarte, da Cultura, Branca Vieira Lima, e da Mulher, Suzana Graziela de Lima.