“A sensação é única. Eu amo”, assim classificou Aniele Silva, sobre a sensação de participar do desfile cívico no distrito de Vila de Abrantes neste domingo (24/9). A jovem de 23 anos integra a Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA) desde os oito anos de idade e atualmente toca o instrumento de sopro trompa sinfônica. “Como moradora de Abrantes via a banda se apresentar e também quis participar. Hoje considero que a FANESVA é a minha vida”, destacou emocionada.
O evento deste domingo é o segundo a integrar as comemorações pelos 265 anos de emancipação política de Camaçari, que tem como ponto alto o desfile no dia 28 de setembro na sede do município. Ao todo, a celebração em Vila de Abrantes conta com a participação de 15 instituições, entre grupos culturais, charangas, fanfarras e bandas marciais.
O mestre da Associação de Capoeira Libertação e Arte, Diógenes Santos, falou sobre a alegria em participar do desfile. “É muito gostoso estar na avenida e mostrar nosso trabalho, o qual desenvolvemos há 12 anos aqui na comunidade”. O grupo é composto por 40 pessoas, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos.
Quem também participou do festejo foi a Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP). Entre os 110 integrantes da banda, está Janderson Lima, que é professor do corpo coreográfico. “Estou há 10 anos na FANPOP e já participei de vários desfiles. Estar na rua é sempre uma emoção por poder levar alegria às pessoas”, pontuou.
A resposta da plateia foi positiva. O morador de Vila de Abrantes, Ueverton Lima conta que todos os anos vem prestigiar o desfile cívico. “É muito importante, pois dissemina a cultura de Camaçari. Gosto de assistir os grupos, especialmente porque esta é uma forma de não deixar morrer nossas tradições e levar para as novas gerações”, afirmou ele, que estava acompanhado do filho Brian Lima, 5 anos.
As bandas marciais, fanfarras e orquestra são apoiadas por meio do edital Evandro Amaro II, realizado através da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc). Já os grupos culturais são contratados por meio do edital Cidade Cultural II, promovido pela Secult.
Ainda participaram do evento deste domingo, a Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA), as bandas marciais Estudantil de Camaçari (FANESC) e do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC), as fanfarras Estudantil de Parafuso (FANESP) e Municipal Popular de Abrantes (FAMPA).
Também abrilhantaram o desfile, as charangas da Caraípa e da Alegria, grupos Mix Dance e Percussivo Grão de Areia, Fatumbi Capoeira e as associações de capoeira Engenho e Filho do Recôncavo.
























