Grupo une tradição e trabalho social

Iwwa Agência
Publicado 03/02/2012 12:02:07

Gerações unidas pelo tradicional samba de roda afro-brasileiro. Assim começou a história do grupo Espermacete, de Barra do Pojuca, orla de Camaçari. A mistura de música, dança e poesia reúne crianças, jovens e idosos em uma grande festa cultural.

Criado há mais de 30 anos, o grupo Espermacete é formando por 28 integrantes, que realizam diversas apresentações e entoam canções sobre a trajetória do grupo, acompanhadas de palmas e dos sons do pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho.

Além das apresentações em datas festivas, como lavagens, festas marítimas, Dia de Reis, aniversário do Município e homenagens a santos, o Espermacete também busca contribuir socialmente com a comunidade de Barra do Pojuca.

Segundo a mestra Nildes Bomfim, responsável pelo grupo, o Espermacete direciona crianças e jovens para a vida artística, ensinando-os a tocar instrumentos e destacando a importância de manter viva a tradição do samba de roda.

Considerado um patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o samba de roda aos olhos da Mestra Nildes representa a identidade cultural de um povo e contribui para o desenvolvimento e crescimento das novas gerações.

Foto: Agnaldo Silva

Grupo cultural ensina a tradição às futuras gerações -

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.