Grupo une tradição e trabalho social

Iwwa Agência
Publicado 03/02/2012 12:02:07

Gerações unidas pelo tradicional samba de roda afro-brasileiro. Assim começou a história do grupo Espermacete, de Barra do Pojuca, orla de Camaçari. A mistura de música, dança e poesia reúne crianças, jovens e idosos em uma grande festa cultural.

Criado há mais de 30 anos, o grupo Espermacete é formando por 28 integrantes, que realizam diversas apresentações e entoam canções sobre a trajetória do grupo, acompanhadas de palmas e dos sons do pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho.

Além das apresentações em datas festivas, como lavagens, festas marítimas, Dia de Reis, aniversário do Município e homenagens a santos, o Espermacete também busca contribuir socialmente com a comunidade de Barra do Pojuca.

Segundo a mestra Nildes Bomfim, responsável pelo grupo, o Espermacete direciona crianças e jovens para a vida artística, ensinando-os a tocar instrumentos e destacando a importância de manter viva a tradição do samba de roda.

Considerado um patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o samba de roda aos olhos da Mestra Nildes representa a identidade cultural de um povo e contribui para o desenvolvimento e crescimento das novas gerações.

Foto: Agnaldo Silva

Grupo cultural ensina a tradição às futuras gerações -

Mais Notícias

Revisão do PDDU é discutida em 4ª audiência pública

Revisão do PDDU é discutida em 4ª audiência pública

História de Vila de Abrantes é tema de reunião entre a Secult e moradores

História de Vila de Abrantes é tema de reunião entre a Secult e mor...

Comunidade de Vila de Abrantes participa do Secult Itinerante

Comunidade de Vila de Abrantes participa do Secult Itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us