Grupo tem atendimento especializado

Iwwa Agência
Publicado 01/02/2011 05:02:53

Com o intuito de facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde à população masculina, a Prefeitura desenvolve o Programa Municipal da Saúde do Homem. A iniciativa é realizada pelo Departamento de Atenção Básica e beneficia homens com idade entre 20 e 59 anos.

O programa trata de problemas relacionados a doenças de maior freqüência, como câncer, diabetes, colesterol, cardiopatias e hipertensão, mais as enfermidades do sistema urinário e reprodutor.

Além de garantir atendimento médico clínico, com encaminhamento a outras especialidades, caso necessário, o programa presta serviços de enfermagem e odontologia, além da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Também são realizadas campanhas educativas com o objetivo de esclarecer os homens sobre os riscos, cuidados e medidas para prevenção e combate às doenças.

O intuito é promover uma mudança nas questões culturais e educacionais, uma vez que estudos comprovam que a população masculina só recorre aos serviços de saúde em último caso ou quando já perderam a capacidade de trabalho. De acordo com pesquisas, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens e que vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres.

O Programa Municipal de Saúde do Homem está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Saúde da Família (USF’s) e de Pronto Atendimento (UPA).

Para garantir o acesso dos homens que não podem utilizar os serviços de saúde no período diurno, o atendimento também acontece nas unidades que possuem o terceiro turno, localizadas nos bairros Nova Aliança, Camaçari de Dentro, Gleba B e Gravatá, na sede, e Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, na orla.

Foto: Agnaldo Silva

Programa atende homens entre 20 e 59 anos de idade -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.