Governo prioriza qualificação profissional

Iwwa Agência
Publicado 23/09/2013 03:09:40

A qualificação profissional é uma prioridade da administração municipal, que não mede esforços para buscar parcerias e ampliar a oferta de vagas de cursos profissionalizantes, técnicos, de nível superior e de pós-graduação para os moradores do Município.

Atualmente, 3.116 pessoas são qualificadas através da parceria entre a Prefeitura, instituições de ensino profissionalizante, o Proaj (Programa de Aprendizado Jovem) e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Estes últimos oferecidos por meio dos governos estadual e federal, respectivamente.

Através da parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a Prefeitura capacitou 491 pessoas e mais 60 moradores são contemplados com cursos de Operador de Caixa e Vendedor.

Desenvolvido em parceria com o Núcleo do Programa Bolsa para Educação da Prefeitura, o Proaj beneficia 180 estudantes do ensino médio com o curso de TI (Tecnologia da Informação). As aulas são ministradas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e foram iniciadas dia 05 de agosto,

De janeiro a agosto deste ano, o Pronatec ofertou 1.130 vagas para a população do Município. Os cursos são administrados pela Secin (Secretaria da Inclusão e Cidadania) e realizados através da parceria com o Senai, IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e Senac.

Os cursos de nível técnico do Senai  são oferecidos pelo Pronatec e beneficiam 300 pessoas, distribuídas em oito capacitações. Dentre eles, a de caldeireiro, ajustador mecânico, eletricista predial de baixa tensão.

O Senac promove capacitação profissionalizante para 460 moradores, através de 11 cursos, dentre eles, o de vendedor, porteiro e vigia, cuidador de idoso, auxiliar de pessoal e copeira.

O IFBA também oferece capacitação por meio do Pronatec. Os cursos de editor de maquete eletrônica, organizador de evento, recepção em meio de hospedagem, inglês aplicado, agente de informações turísticas e mais seis cursos contemplam 370 moradores. Além disso, de forma independente, o Instituto oferece ainda capacitação técnica nos cursos de técnico em TI (Tecnologia da Informação) e técnico em Eletrotécnica.

NÍVEL SUPERIOR

As formações de nível superior são ofertadas no Município com cursos de forma presencial e EAD (Educação à Distância). As aulas acontecem em parceria com diversas universidades federais, a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e o IFBA, este último oferece o curso superior em Matemática.

Pela Uneb são contempladas 800 pessoas com cursos presenciais de Direito e Ciências Contábeis e outras 55 com cursos de Geografia e Matemática oferecidos pelo sistema de educação à distância.

O ensino à distância atende ainda 150 alunos no curso de Letras Vernáculas, 25 no curso de Letras com libras, 30 no de Pedagogia, 25 em Administração Pública e 40 no bacharelado em Sistema de Informação, ministrados pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPO (Universidade Federal de Ouro Preto) e pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Esta última garante ainda o curso de pós-graduação em educação para 120 professores de Ciência e Matemática. 

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) também contempla 10 pessoas com o curso de Matemática oferecido pela EAD. No próximo ano, moradores do Município contarão com cursos de Engenharia Naval, Oceânica, de Materiais e Automotiva, além de Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia e Logística, que serão ofertados pela UFBA.

O campus da Universidade vai funcionar provisoriamente no Ceped (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento), enquanto são realizados os trâmites para instalação do campus na Cidade Técnico Universitária.

 

 

Foto: Wendell Wagner

Mais de 3 mil pessoas são qualificadas no Muncípio -

Mais Notícias

Campanha de multivacinação segue até o dia 29 de outubro

Campanha de multivacinação segue até o dia 29 de outubro

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

USF do Jardim Limoeiro II atua no combate à dengue

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.