Governo investe no combate à violência contra a mulher

Iwwa Agência
Publicado 30/06/2008 01:06:03

A Prefeitura de Camaçari esteve representada nesta segunda-feira (30/06), pela vice-prefeita Tereza Giffoni, na solenidade de lançamento do DVD Por uma vida sem Violência e na assinatura do convênio para 2008 do Pacto Estadual de Políticas para as Mulheres, firmados pelos governos federal, estadual e municipal.

O evento, que aconteceu na reitoria da UFBA, em Salvador, contou com as presenças da ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Nilcéa Freire, do governador Jacques Wagner e de diversos prefeitos baianos. Serão aplicados R$ 18 milhões em ações do pacto estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

Entre as principais realizações na Bahia estão a criação de conselhos da mulher em 37 municípios com mais de 100 mil habitantes e a assinatura de convênios com as secretarias de Saúde, de Educação, de Justiça e de Segurança Pública.

MUNICÍPIO
Desde 2005, Camaçari tem sido um exemplo no trabalho das políticas públicas voltadas à valorização da mulher, a exemplo da implantação da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) e da Secretaria da Mulher (Semu).

Hoje, estão em andamento projetos importantes como a qualificação e padronização das baianas de acarajé, que beneficiou, ano passado, 245 profissionais, e este ano 120 quituteiras, e o Mulher Cidadã, com mil pessoas atendidas.

O programa é um dos mais importantes e foi criado pela Lei Municipal 806/2007, para atender pessoas com mais de 16 anos cadastradas no Programa Bolsa Família, promovendo capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária da Semu, Aurenita Castillo, também presente ao evento, novos projetos de atendimento e valorização serão implantados ainda este ano. Um marco será a inauguração do Centro de Referência Yolanda Pires, no bairro Ponto Certo, que beneficiará 300 mulheres por mês.

A unidade é uma diretriz do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, cujo principal objetivo é a prestação de serviços e o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as demandas do gênero.

O local vai realizar um trabalho de orientação jurídica, atendimento psicológico e oficinas para a reflexão, construção da cidadania e autodeterminação das atendidas.

Foto:

Mais Notícias

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.