Os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) Cynthia Lopes Calderon e Alexandro Rodrigues Pinto estiveram nesta segunda-feira (23/03) em Camaçari. Os técnicos estão avaliando os 14 empreendimentos beneficiados pelo programa Gerar.
O projeto tem a finalidade de identificar, motivar e aperfeiçoar empreendedores que querem abrir negócios ou ampliá-los, para geração de emprego e renda.
Os empreendimentos do Município geraram ano passado, 96 vagas de trabalho entre sede e orla. A visita faz parte de um processo interno que vai aprovar ou não os empreendimentos que foram apoiados pelo projeto, através da verificação dos efeitos de antes e depois da implantação.
A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco do Povo. O programa existe na Bahia, Acre, Ceará e Pernambuco.
RESULTADOS POSITIVOS
Segundo a coordenadora municipal Ana Cláudia Santos Conceição, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) o projeto tem funcionado muito bem e proporcionado resultados positivos. Ela acrescenta que gostaria que surgissem mais postos de trabalho para geração de emprego e renda da população.
Em Camaçari, a iniciativa promoveu capacitações sobre empreendedorismo e gestão de negócios, marketing e design e definição de preço. A ação é voltada aos beneficiários do Bolsa Família e pequenos comerciantes, público alvo do Gerar.
Até julho, os empreendimentos receberão um suporte personalizado com a elaboração de planos de negócios, incentivo à abertura de empresa, orientação para aquisição de crédito, marketing e acompanhamento empresarial.
Entre os empreendimentos beneficiados estão o Instituto de Beleza Lírio dos Vales, Associação dos Moradores do Novo Horizonte, Copermonte Cocada de Monte Gordo, Rei das Pamonhas, Cris Lanches, Barbearia do Gero, dentre outros.

Técnicos entrevistam dirigentes de associações -