Governo e CAF avaliam ações realizadas através do Programa

ASCOM
Publicado 24/11/2023 08:11:46

Na tarde desta sexta-feira (24/11), a gestão municipal, juntamente com a equipe executiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) – antiga Corporação Andina de Fomento, participou de uma reunião de apresentação do status das ações e projetos em andamento do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.

O encontro ocorreu no auditório do Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, na Costa de Camaçari, e foi coordenada pela Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP). Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araújo compartilhou sua satisfação com os resultados obtidos nas ações que foram concluídas e que estão em andamento. “Nosso convênio com a CAF é robusto, tem investimento na linha de esporte, educação, turismo, infraestrutura e tecnologia para serem executados em prol da transformação da nossa cidade. Através do banco, estamos requalificando os mercados em Barra do Pojuca e Monte Gordo, e transformando a nossa costa, em Guarajuba, Itacimirim, Barra do Jacuípe, além das intervenções nas escolas e na mobilidade urbana. Ainda temos as obras no entorno do Trevo da Cascalheira, e estamos vendo o resultado dos nossos esforços”, compartilhou.

Durante o encontro, foi realizada uma apresentação dos avanços e planejamento das ações, colocando em evidência o desenvolvimento socioeconômico, através da parceria de captação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); a modelagem do sistema de transporte no município; a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU); o fortalecimento do setor educacional, com a requalificação da infraestrutura, equipamentos tecnológicos e do sistema de ensino; e o projeto de sistema de monitoramento ambiental.

A coordenadora geral da UGP, Ana Paula Boson, foi a mediadora do encontro, e na ocasião destacou a importância do evento para a gestão, bem como nos avanços do programa para a população de Camaçari. “Esse é um programa complexo, multidisciplinar e envolve toda a gestão municipal, aqui nós apresentamos os avanços do programa em 2023, como o propósito de compartilhar recomendações e observações com a maior celeridade possível e para um excelente desenvolvimento socioeconômico e urbano para toda a população”.

Também presente na cerimônia, a titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim, ressaltou a importância do diálogo com os representantes e o avanço dos serviços para o desenvolvimento da cidade. “Estou muito feliz com a presença da CAF aqui, essa conversa colabora muito com o nosso avanço, para pontuar detalhes e nos ajudar, orientar e isso é muito válido. Cada um de nós, fazendo nossa parte para tornar essa Camaçari que todo mundo está vendo, que está crescendo, se desenvolvendo. Assim nós vamos seguir trabalhando e não vamos parar”, pontuou.

Dentro do quantitativo estimado do projeto, 68 ações estão previstas para serem efetuadas, destas, 44 já foram concluídas com êxito, restando 24 outros projetos para serem realizados e finalizados. Ainda durante a atividade desta sexta, foi debatido a gestão socioambiental do programa, incluindo aspectos referentes ao licenciamento ambiental, dentre outros tópicos.

No turno da manhã, os representantes do banco CAF realizaram uma vistoria em obras que se encontram em andamento na sede do município. O grupo acompanhou os serviços de infraestrutura da Escola Experimental Professora Marina Tavares, na Gleba E; a obra de urbanização, que resultará na ligação das avenidas das Palmeiras com a Industrial Urbana e a interseção da Estrada da Cascalheira (BA-531) e a Via Parafuso (BA-535); e o trecho que deverá receber as obras de requalificação e urbanização na Avenida Eixo Urbano Central. Na ocasião, a comissão apreciou as instalações do novo Museu de Camassary.

Também participaram da reunião, os gestores das secretarias da Educação (Seduc), Neurilene Martins; dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar e a subsecretária Lúcia Bichara; do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo; além do diretor-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Aldene Motta.

Mais Notícias

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Obras de requalificação e urbanização em Guarajuba prosseguem

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Pagamento do IPTU 2024 com desconto de 10% segue até 11 de março

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Camaçari vai sediar XVIII Seminário da ACTEBA

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us