Tiveram início nesta terça-feira (02/08), as ações da administração municipal de Camaçari que visam buscar o apoio da sociedade civil na erradicação da pobreza no Município. A primeira iniciativa aconteceu no Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), onde houve uma reunião com o Comitê Gestor do Plano Governamental Camaçari sem Miséria e representantes do Pólo Industrial.
O próximo passo será uma nova reunião na quinta-feira (04/08), às 9h, no gabinete do prefeito, com o Comitê Gestor, formado por oito secretários municipais, para estabelecer um plano de ação conjunto.
No dia 24 de agosto será realizada uma nova reunião, desta vez com o Comitê Inter-governamental, que é formado por todas as secretarias municipais e sociedade civil organizada.
O foco principal do Plano Governamental é localizar as 8.390 famílias que vivem no Município em situação de extrema pobreza, ou seja, aquelas que têm renda mensal per capita de até R$ 70 segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No primeiro momento, está sendo realizada uma busca ativa destas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal, para que tenham maior acesso às políticas públicas voltadas para a saúde, educação, assistência social, moradia, dentre outras áreas.
Em seguida, serão desenvolvidas as ações necessárias para erradicar a miséria em Camaçari e garantir os direitos sociais às pessoas. A Secin (Secretaria de Cidadania e Inclusão) acredita que uma das formas de erradicar a miséria é garantir a capacitação dos jovens.
Pra tanto, a Secin busca um convênio de cooperação técnica com as empresas americanas IBM (Internacional Business Machines), para a implantação do projeto Capacitação da Juventude em Tecnologia da Informação, e com a Cisco Systems, para treinamento na área de Infraestrutura de Rede, destinado, inicialmente, aos jovens estudantes da rede municipal de ensino.
Para o secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, o Município sai na frente quando inicia as ações do Camaçari sem Miséria de forma conjunta com toda a equipe de governo.
“A garantia da cidadania é um dever de toda administração municipal e isso só será feito quando a extrema pobreza for definitivamente erradicada no Município”, finaliza.

Secretário prevê parcerias com empresas de TI -