Governo apresenta plano de ações

Iwwa Agência
Publicado 03/09/2013 11:09:23

Durante audiência pública na Câmara Municipal, a Prefeitura apresentou um plano de ações para promover melhorias no Centro Comercial. Na oportunidade, o secretário de Governo, Sergio Paiva, anunciou que a administração municipal elabora um projeto de lei que visa regulamentar o funcionamento do espaço. 

A iniciativa tem objetivo de criar um instrumento que normatize o espaço nos âmbitos legais e prático. Além disso, o termo de permissão dos comerciantes que atuam no espaço será atualizado. 

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura realizou uma rodada de reuniões entre representantes do governo e a comissão dos permissionários, para conhecer as demandas da categoria, assegurar que as decisões não sejam tomadas de forma unilateral e que atendam aos interesses coletivos, inclusive a população. “A administração municipal assume o compromisso de tornar o Centro Comercial um orgulho para todos nós”, frisou Sergio Paiva. 

Sobre as ações em andamento, o secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, destacou a contratação de 20 fiscais que vão atuar na feira, a realização dos serviços de limpeza, desobstrução da rede de esgoto, manutenção nas redes elétrica e hidráulica, recarga de extintores, substituição de lâmpadas, recadastramento dos permissionários e desocupação dos corredores, nos quais atuam os vendedores ambulantes, entre outros. 

No que diz respeito ao estacionamento, ficou acertado que será intensificada a fiscalização na parte superior para coibir o uso indevido da área para comércio de veículos. O secretário Zé de Elísio afirmou que coordenar o Centro Comercial é como administrar uma pequena cidade. 

Ele salientou que cerca de 60 mil pessoas circulam diariamente no espaço, que conta com 2.400 permissionários. “A partir do diagnóstico que fizemos temos conhecimento da real situação do local e podemos atuar de forma mais concreta para tornar o local mais digno para permissionários e clientes”, reforçou. 

Quanto à segurança, foi anunciado o aumento no quadro efetivo de vigilantes particulares e o reforço da Polícia Militar. O comandante do 12º Batalhão de Camaçari, tenente-coronel Adalberto Piton, informou que os estagiários dos cursos de soldado e sargento praticarão as ações de campo no Centro Comercial. Além disso, com o início das atividades do programa Federal Crack, é possível vencer, os trabalhos ostensivos serão intensificados na região. 

Graças à adesão ao programa, o Município será contemplado com um micro-ônibus, duas viaturas, duas motocicletas completamente equipadas e 10 câmeras de segurança. Uma equipe com 40 policiais trabalhará em regime de 24 horas, divididos em grupos de oito. 

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, está em estudo o remanejamento do Tiso (Terminal de Integração Sede-Orla) do estacionamento dos fundos do Centro Comercial para o Terminal Rodoviário e melhorias no ponto de ônibus próximo à entrada principal do espaço, na rua Costa Pinto. 

O líder do governo na Câmara, vereador Marcelino Filho (PT), parabenizou a Prefeitura pela postura adotada e solicitou que mantenha sempre o diálogo com os permissionários e com a população antes de adotar medidas referentes ao espaço. 

Realizada na segunda-feira (02/09), a sessão foi presidida pelo vereador Elinaldo (DEM), que classificou o momento como ímpar, ao considerar a audiência pública um sucesso. Ele salientou que as ações previstas só terão eficácia se realizadas através do trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo, além da sociedade e permissionários do Centro Comercial. 

Presenças

Participaram da audiência pública os secretários municipais de Relações Institucionais e de Relações Internacionais, Anderson Santos e Francisco Franco, respectivamente, o coordenador do Centro Comercial, Antônio Lima, o presidente do Sindicato dos Feirantes, Romualdo Costa, o representante do Juizado de Menores, Roberval Carvalho, representantes dos variados ramos comerciais existentes no Centro Comercial e permissionários.

Slideshow | 5 fotos

Governo apresenta plano de ações

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.