Incentivar a prática esportiva e fortalecer a cidadania são as metas do Projeto Educação pelo Esporte, lançado nesta semana, pelo ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Giovane Gáveo, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. O projeto beneficia 400 jovens em Camaçari.
Na ocasião, Giovane falou da importância da iniciativa e que Camaçari foi escolhida por possuir um equipamento tão bem planejado como a Cidade do Saber, onde é possível atrair as crianças e tirá-las das ruas, pois oferece estrutura esportiva e social.
Na abertura do evento, que contou com a presença de secretários municipais e representantes das empresas Unisul, Tigre e Braskem, o ex-jogador disse que um projeto como este não pode ser pensado em curto prazo, os resultados demoram, mas são extremamente satisfatórios.
O grupo visitou a estrutura do complexo e participou de cerimônia no ginásio, onde houve a apresentação dos jovens beneficiados com o programa da equipe de karatê e de dança da Cidade do Saber. Na seqüência, Giovane treinou com os adolescentes.
Atualmente, Giovane Gáveo é o treinador do time Tigre/ Unisul/ Joinville e foi o responsável pela capacitação de um grupo de professores de educação física da Cidade do Saber, que multiplicarão as técnicas aprendidas no Município.
Camaçari é o primeiro núcleo do projeto fora de Santa Catarina, onde 4 mil jovens, de 8 a 18 anos, são atendidos nas escolas de vôlei. A intenção é espalhar o Educação pelo Esporte por todo o país. O programa é desenvolvido através de iniciativa firmada entre as empresas Braskem e Tigre, em parceria com a Cidade do Saber.
O complexo poliesportivo oferece 12 modalidades esportivas e atende 4.800 alunos no local e mais 1.600 nos pontos da Cidade do Saber situados no Parque das Mangabas, Phoc 1, Vila de Abrantes, Monte Gordo e Pé de Areias.