Com o objetivo de debater os princípios do SUS e promover a interação entre gestores, trabalhadores e usuários, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou na manhã desta segunda-feira (29/03), na Cidade do Saber, a 1ª Oficina de Humanização para Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município.
O encontro também debateu as políticas de humanização e construiu uma agenda de trabalho com novas ações para fortalecer, no Município, a política nacional de humanização possível para os próximos 20 meses.
O evento contou com a presença do secretário da Saúde, Camilo Pinto, do coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH), Dario Pasche, da consultora da PNH no Nordeste, Aline Costa, além de diretores, coordenadores, supervisores e administradores de todas as unidades de saúde do Município.
De acordo com o secretário Camilo Pinto, a saúde, em Camaçari, tem uma rede consolidada, e que o programa HumanizaSUS é muito importante. Não devemos tratar somente das doenças, devemos cuidar também das pessoas. O tratamento de saúde só pode dar certo se tivermos um tratamento humanizado, ressaltou.
O coordenador nacional da PNH, Dario Pasche, reconhece que Camaçari tem uma história de organização de rede de saúde e que estados, municípios estão implantando práticas de humanização, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido no processo de pactuação democrática e coletiva, concluiu.

Dario Pasche debate os princípios do SUS durante oficina -