O Hospital Geral de Camaçari (HGC) já conta com fornecimento de gás natural canalizado. O serviço, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, visa proporcionar mais economia e reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente.
O gás natural canalizado será utilizado na lavanderia, no refeitório e no lactário do HGC, com um consumo médio de 4.200 metros cúbicos por mês, resultando numa economia financeira de 40%. Anteriormente o armazenamento do gás comum ocupava três áreas da unidade hospitalar, agora um desses locais será transformado em uma central de reciclagem de resíduos.
Para marcar o início do fornecimento, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, participaram de uma cerimônia inaugural nesta sexta-feira (10/06), na unidade hospitalar.
Durante a solenidade, o secretário Jorge Solla destacou a importância de dotar ainda mais as unidades hospitalares da rede estadual com energia eficiente, limpa e econômica.
Solla ainda anunciou a expansão da empresa IDF Clinical, indústria farmoquímica instalada no Município, que ampliará a produção para fornecer à BahiaFarma matéria-prima para a fabricação de medicamentos.
O HGC é a segunda unidade hospitalar pública do Estado a utilizar o gás natural, mudança que segundo a diretora da unidade, Dorilda Vasconcelos, foi muito importante, “pois trouxe mais segurança, economia, modernidade e um ganho socioambiental”, avalia.
Representando o prefeito Luiz Caetano, o secretário da Administração, Ademar Delgado, agradeceu a Bahiagás pela implantação do serviço no HGC e parabenizou os profissionais da unidade pelo empenho no trabalho desenvolvido com os pacientes.
Para o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, a parceria com a Sesab faz parte do compromisso da empresa com a responsabilidade social. “Nosso objetivo é levar desenvolvimento, ganhos ambientais e econômicos para toda a população baiana”.
Também estiveram presentes no ato inaugural os secretários Municipais da Saúde, Camilo Pinto, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, além do deputado estadual Bira Coroa (PT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elisio (PT do B), e da diretora-presidente da Limpec, Lezineide Andrade.