Gamesa inaugura primeira planta da América Latina

Iwwa Agência
Publicado 08/07/2011 03:07:42

Na manhã desta sexta-feira (08/07), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e o governador Jaques Wagner participaram da cerimônia de inauguração da planta da Gamesa Eólica Brasil, fabricante espanhol de aerogeradores.

Com a instalação de mais uma empresa no Município, Camaçari dá mais um passo importante no desenvolvimento industrial e econômico.

Antes do início do evento, o governador, o prefeito, diretores da empresa e demais autoridades políticas visitaram as instalações da fábrica, na qual foram investidos R$ 100 milhões. Na sequência, foi realizado o ato de descerramento da placa de inauguração.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano salientou as principais ações voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Município. “Além de importantes equipamentos culturais, Camaçari tem se consolidado economicamente através da ampliação dos pólos Industrial, Têxtil, Automotivo, Metalúrgico, Petroquímico, Serviços e Acrílico e dos novos investimentos da Braskem”, afirmou.

Segundo Caetano, a chegada da Gamesa beneficia não só o Município, mas o semi-árido da Bahia. O prefeito ainda salientou a importância do incentivo aos micro e pequenos empreendedores, além do oferecimento de cursos, treinamentos e formações para aperfeiçoar e qualificar a mão-de-obra dos trabalhadores locais.

De acordo com o presidente da Gamesa, Jorge Calvet, Camaçari foi escolhida após um minucioso estudo baseado nos eixos conhecimento do mercado brasileiro, viabilidade e compromisso sócioeconômico. “A intenção é transformar o Brasil, através da planta de Camaçari, em um dos principais centros de produção de energia eólica do Mercosul.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, a liderança do estado no ranking de projetos voltados para a implantação da energia eólica é de grande importância não só para o Brasil, mas para a América do Sul, pois “agrega tecnologia, atraindo outros investidores, o que gera mais emprego e renda para população”. O secretário disse ainda que a Gamesa é o primeiro dos três projetos que serão concretizados em Camaçari, considerada por ele de grande potencial eólico.

A solenidade foi encerrada com o acionamento simbólico da sirene, marcando o início oficial das operações da planta.

Participaram da inauguração os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, da Administração, Ademar Delgado, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Habitação, Djalma Machado, e dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães.

Também marcaram presença o senador Valter Pinheiro (PT), os deputados estaduais, Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), além do presidente da Câmara Municipal, Zé de Elísio (PTdoB), e os vereadores Paulo Mendes (PT) e Jair Costa (PRB).

Compareceram também o presidente da Iberdola Renováveis do Brasil, Mário José, o diretor de projetos da Gamesa, Edgar Corrochano, o diretor necelles da Gamesa, Manolo Paleo, o vice-presidente da Abeólica, o presidente e o superintendente geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, Manoel Carnaúba e Mauro Pereira, respectivamente, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Camaçari, Pedro Faylla, além de representantes da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) dentre outras autoridades e empresários.

GAMESA

A Gamesa é uma das principais empresas do mundo no mercado de design, fabricação, instalação e manutenção de turbinas e construção de parques eólicos.

Com mais de 15 anos de experiência no setor, o fabricante espanhol possui 30 locais de produção distribuídos pela Europa, Estados Unidos, China e Índia, com um total de mais de 10 mil funcionários.

No ano passado, a Gamesa obteve um faturamento superior a 3 bilhões de euros e gerou cerca de 21 mil megawatts, evitando a emissão de cerca de 31 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A unidade de Camaçari, localizada na Rua dos Polímeros, s/n, está em atividade e ocupa uma área de 8 mil metros quadrados, com capacidade para gerar entre 300 e 400 megawatts anuais. No local, são fabricados hubs (núcleo unificador da hélice) e montagem de nacelles (turbinas).

A planta gerou ainda 100 novos postos de empregos diretos e conta com um faturamento anual na ordem de R$ 500 milhões de reais.

 

 

Slideshow | 3 fotos

Gamesa inaugura primeira planta da América Latina

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.