Com temas baseados na cultura, educação, arte e ludicidade, foi realizada nesta segunda-feira (09/05), na Casa da Criança e do Adolescente, uma capacitação para técnicos e educadores sociais da instituição. O curso, oferecido pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), foi ministrado pela doutora e professora de Artes Cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Célida Mendonça.
O ensino tradicional, segundo a professora, está cada dia mais obsoleto. “É importante que os educadores incorporem o lúdico ao processo de aprendizagem para conseguir melhores resultados”, explicou.
Ainda segundo Célida Mendonça, a turma se mostrou receptiva e interessada em absorver o conteúdo para aprimorar as ações desenvolvidas em sala. Foram capacitadas 30 pessoas.
Para o coordenador da Casa da Criança e do Adolescente, Hilton Alves, a capacitação beneficia não só os profissionais, mas também os alunos e as respectivas famílias. “O curso nos prepara para atender melhor as crianças e jovens acolhidos na instituição”, afirmou.
Atualmente, a Casa da Criança e do Adolescente oferece diversas atividades sócio-educativas para jovens da sede, orla e zona rural do Município, com idades entre 7 e 18 anos.
Entre os cursos oferecidos estão balé, bateria, canto e coral, capoeira, corte e costura, carpintaria, serigrafia, dança contemporânea, percussão, inglês e espanhol. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
Os alunos também recebem material pedagógico, alimentação, acompanhamento psicossocial e participam de palestras educativas sobre assuntos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, violência e juventude.