A frota de transporte público do Município ganhou 12 novos ônibus de grande porte, nesta quarta-feira (04/04). Cada veículo, que possui 46 lugares e adaptação para portadores de necessidades especiais, vão substituir os micro-ônibus que atendem os bairros Verdes Horizontes, Gleba E, Gravatá, Parque Verde, Gleba C e Mangueiral.
Segundo o superintendente do Trânsito e Transporte, Anderson Santos, a renovação da frota e a implantação da bilhetagem eletrônica fazem parte do processo de melhoria do transporte público de Camaçari. Atualmente, o sistema de transporte do Município conta com 181 veículos, sendo 40 ônibus de grande porte.
De acordo com o presidente da Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari), Ramiro Sena, já foi investido cerca de R$ 10 milhões na aquisição de novos ônibus e R$ 2 milhões em equipamentos do sistema de bilhetagem eletrônica, que começa a funcionar de forma experimental a partir do dia 20 de abril.
Segundo o presidente da Cooperunião (Cooperativa União de Transporte), Manoel Araújo, inicialmente, o cadastramento de estudantes, idosos e portadores de deficiência física no sistema de bilhetagem eletrônica será realizado em um espaço, que está sendo reformado no Bairro dos 46.
A proposta é de que, futuramente, os cadastramentos e as recargas dos cartões sejam realizados em farmácias, casas lotéricas, mercados e nos guichês da Estação Rodoviária, todos na sede do Município. Na orla, os serviços serão feitos em seis locais ainda a serem definidos.
Também marcaram presença na entrega dos veículos os secretários de Relações Instituições, Ademar Delgado, que representou o prefeito, da Administração, Camilo Pinto, do Esporte e Lazer, Ademar Lopes, e o vereador Alfredo Andrade (PSB).