Frota de ônibus coletivo é ampliada

Iwwa Agência
Publicado 15/03/2012 02:03:06

Até o dia 26 de março, o sistema de transporte público de Camaçari contará com 20 novos ônibus adaptados com capacidade para 40 lugares cada. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Caetano, durante a apresentação dos primeiros cinco novos ônibus. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (15/03), no estacionamento do Clube Social de Camaçari, na avenida Jorge Amado.

Na ocasião, o prefeito vistoriou os ônibus e declarou que a aquisição dos veículos vai fortalecer as cooperativas e melhorar ainda mais o sistema de transporte coletivo do Município. “Este é um dos melhores projetos da Prefeitura, pois atende a sociedade, o pequeno empresário e o governo”, disse Caetano.

Segundo o superintendente de Trânsito e Transportes de Camaçari, Anderson Santos, os ônibus são adaptados com elevador para portadores de necessidades especiais e travas de segurança nas portas. “O veículo só anda se as portas estiverem fechadas e só abre as portas se o carro estiver parado”, explicou o superintende.

De acordo com o presidente das Cooastac (Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari), Eujácio Araújo, os novos veículos vão promover mais conforto e segurança para a população. “Os ônibus irão circular entre os bairros Verdes Horizontes, Piaçaveira, Inocoop, Gravatá, Gleba E e Gleba C”, explicou.

Durante a apresentação, Anderson Santos afirmou que em breve começa a ser testado o sistema de bilhetagem eletrônica dos transportes municipais. “Os testes devem durar pelo menos uma semana”. Em seguida, será realizado o cadastramento dos estudantes, idosos e das pessoas com direito à gratuidade no transporte público.       

A ampliação e a renovação da frota fazem parte do cumprimento do TAC (Termo de Compromisso para Ajustamento de Conduta) assinado em agosto do ano passado pela Prefeitura, Ministério Público e pelas empresas que fornecem o serviço de transporte público no Município.

 CADASTRAMENTO

Após os testes do sistema de bilhetagem eletrônica, começa o cadastramento dos usuários do serviço em um espaço alugado pela Associação dos Permissionários do Transporte Público de Camaçari, localizado na avenida Luis Gonzaga, no bairro dos 46. O atendimento será realizado das 8h às 17h.

No ato do cadastro, os estudantes devem apresentar o RG e o registro de matrícula, os idosos precisam comparecer munidos da identidade e as pessoas que têm direito ao transporte gratuito, como policiais, bombeiros, carteiros, entre outros, devem apresentar o documento que identifique a motivo da gratuidade. No caso de deficientes, é necessário apresentar um relatório expedido pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), além de passar por perícia médica. 

Slideshow | 4 fotos

Frota de ônibus coletivo é ampliada

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.